Entretenimento

Com sessões lotadas, Balé Popular do Tocantins inicia as apresentações do espetáculo Disco 80

As apresentações foram divididas em três etapas: a primeira de 27 a 29 de novembro, a segunda de 03 a 04 de dezembro e a terceira de 10 a 11 de dezembro, em Palmas

As apresentações contaram com coreografias de Ballet Clássico, Jazz, Dança Urbana e Contemporânea
Foto: Mari Rios/Gov. TO

Os anos 80, com suas músicas, referências do cinema, da moda, ou seja, com o brilho do metalizado e paetês ganhou os palcos no espetáculo “Disco 80”, do Balé Popular do Tocantins, do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc). O público lotou o auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, para prestigiar o espetáculo de estreia, nesse domingo, 27, com duas sessões às 18h30 e 20h30.

A época conhecida como uma das mais exageradas de todos os tempos por conta dos looks que carregavam um mood futurista e zero minimalista trouxe para o público a energia empolgante das canções, com coreografias apresentadas pelos mais de 500 alunos bailarinos.  Roupas coloridas, brilho dos paetês e glitters fizeram parte da composição das coreografias Ballet Clássico, Jazz, Dança Urbana e Contemporânea.

O bailarino Davi Dias do Amaral, 19 anos, dança no Balé Popular há sete anos e disse que achou muito interessante a proposta desta temporada. "Achei um tema muito divertido, que tem como explorar bastante porque é muito amplo, com possibilidade de criar coreografias muito alegres, muito mais experimentais, conceituais. Está sendo muito prazeroso fazer este espetáculo", acrescentou.

De 16 anos, cursando o primeiro ano do ensino médio no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, de Palmas, a estudante bailarina Isabela Costa Siqueira disse que sonhava ser dançarina desde criança. "E hoje eu posso dizer que eu sou ginasta, bailarina e um pouco mais de tudo. Acho que a dança vem de dentro do coração, ver a arte da dança, a arte do movimento. Estou nessa caminhada há uns nove anos, e tenho percebido uma evolução muito grande na dança. Quanto ao tema desta temporada acho muito interessante, especialmente por causa das músicas, a década de 80 foi uma época de muita musicalidade".

Para o coordenador do Balé popular do Tocantins, Jefferson Marques, a arte na escola é importante porque  oportuniza a vivência em grupo, o contato com diferentes culturas e forma cidadãos mais conscientes. "Tem aluno que está com a gente desde o início do projeto, penso que essas crianças e jovens são pessoas melhores, mais conscientes porque a arte consegue sensibilizar o ser humano. Quando tem essa vivência artística, o estudante adquire uma sensibilidade maior consigo e com os outros", completou.

Projeto

O projeto tem como objetivo fomentar a arte no Tocantins, oferecendo aulas e apresentações artísticas de qualidade, enriquecendo assim o cenário cultural de Palmas. Além disso, motiva e proporciona a inclusão por meio da dança, reconhecendo e descobrindo novos talentos por meio da vivência artística e dos componentes do Balé Popular do Tocantins. 

Espetáculo Disco 80

As apresentações públicas evidenciam os talentos da companhia e o trabalho que foi produzido durante todo o ano. Os espetáculos são coreografados pelos professores que atuam nos cinco polos do Balé Popular: Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso; Colégio Girassol de Tempo Integral Raquel de Queiroz; Colégio da Polícia Militar e Colégio Estadual Vila União e Escola Frederico Pedreira. 

Agenda

As apresentações foram divididas em três etapas com elencos de escolas diferentes. Os espetáculos continuam nesta segunda-feira, 28, e na terça-feira, 29, no auditório da Escola Elizângela Glória Cardoso; nos dias 03, 04, 10 e 11 de dezembro, no Teatro SESC de Palmas, com um total de 11 apresentações, de acordo com o seguinte cronograma:

28/11: Espetáculo Disco 80 no auditório da Escola Elizângela Glória Cardoso: com os alunos dos polos Colégio Girassol de Tempo Integral Raquel de Queiroz e Colégio da Polícia Militar. (2 sessões: 18h30 e 20h30)

29/11: Espetáculo Disco 80 no auditório da Escola Elizângela Glória Cardoso: com os alunos dos polos Colégio Estadual Vila União e Escola Frederico Pedreira. (2 sessões: 18h30 e 20h30)

03/12: Espetáculo Disco 80 no Teatro Sesc: com os alunos do polo da Escola Estadual Professora Elizângela Cardoso. (2 sessões: 18h30 e 20h30)

04/12: Espetáculo Disco 80 no Teatro do Sesc: com os alunos dos polos Colégio Girassol de Tempo Integral Raquel de Queiroz e Colégio da Polícia Militar. (2 sessões: 18h30 e 20h30)

10/12: Espetáculo Disco 80 no Teatro Sesc: com os alunos dos polos Colégio Estadual Vila União e Escola Frederico Pedreira. (2 sessões: 18h30 e 20h30)

11/12: Encerramento dos espetáculos com uma Noite de Gala. (2 sessões: 18h30 e 20h30).