Notícias

Com volta às aulas de mais de 23 mil alunos, ASTT reforça segurança no trânsito em Araguaína

Cerca de 23 mil crianças iniciam o ano letivo nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, nas creches e escolas da rede pública municipal

Nos primeiros dias de retorno às aulas, os agentes e guardas intensificarão a atuação no entorno das unidades escolares
Foto: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína

Com o início do ano letivo nas escolas e creches do Município, previsto para a próxima segunda-feira, 2 de fevereiro, a ASTT (Agência de Segurança Transporte e Trânsito), por meio dos Agentes de Trânsito e Guarda Municipal de Araguaína orientam sobre posturas de segurança no trânsito e nas unidades escolares.

Nos primeiros dias de retorno às aulas, os agentes e guardas intensificarão a atuação no entorno das unidades escolares, realizando abordagens de fiscalização e educativas. As ações incluem o durante a travessia de pedestres e o patrulhamento preventivo na região das escolas durante os horários de maior fluxo de veículos.

“O objetivo é garantir um retorno seguro das crianças à sala de aula, organizando o trânsito que neste período fica sobrecarregado no entorno das unidades escolares e assim prevenindo acidentes. Esta é uma ação educativa, os motoristas em sua maioria, são pais de alunos e precisam também estar engajados na campanha”, orienta o presidente da ASTT, Terciliano Gomes.

Orientações de segurança

No retorno às atividades escolares, a ASTT recomenda a atenção redobrada com a segurança no trajeto entre casa e escola. Durante o percurso, é fundamental aos motoristas manter atenção no trânsito, evitar o uso excessivo do celular e escolher caminhos conhecidos.

Para os pedestres, a principal recomendação está relacionada à travessia de vias, é importante que ela seja feita sempre na faixa de pedestres, respeitando a sinalização e observando atentamente o fluxo de veículos antes de atravessar. Outra orientação importante é não aceitar carona de pessoas desconhecidas, mesmo que aparentem ser confiáveis, e manter sempre uma postura preventiva.

“Em situações suspeitas ou de insegurança, os alunos devem procurar imediatamente a GMA, policiais ou adultos responsáveis presentes na escola ou nas proximidades. Aos pais e responsáveis, cabe redobrar os cuidados no embarque e desembarque, evitando paradas em locais proibidos, filas duplas ou áreas de grande circulação de pedestres”, reforça o presidente da ASTT

O estacionamento seguro e o respeito às normas de trânsito contribuem não apenas para a proteção dos próprios filhos, mas também para a segurança de toda a comunidade escolar, tornando a volta às aulas mais tranquila e organizada.

Matrículas

Cerca de 23 mil crianças matriculadas na rede municipal de educação deverão iniciar o ano letivo em Araguaína. Os pais ou responsáveis que ainda não realizaram a matrícula, devem procurar a secretaria da escola desejada o quanto antes, para que as crianças possam iniciar o ano letivo sem prejuízos na carga horária.

No ato da matrícula é preciso apresentar os seguintes documentos: documentos pessoais dos pais ou responsáveis, cópia da Certidão de Nascimento, RG e CPF da criança, comprovante de endereço recente, carteira de vacinação da criança atualizada e Cartão SUS da criança.