O Dia das Crianças é mais uma data comemorativa de grande importância para o comércio de Araguaína. O mercado infantil aquece-se a cada ano e a Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA está otimista para as vendas, que já começaram. Um importante termômetro que mostra a preparação dos lojistas são as consultas ao Sistema de Proteção ao Crédito – SPC.

De acordo com Alberto Luna, diretor de SPC da ACIARA, quanto maior o número de consultas, maior a expectativa de vendas. “A loja verifica a situação do nome do consumidor para liberar a venda a prazo, no cheque ou em crediários próprios”, explica.

Na primeira quinzena de 2012, o SPC registrou 22.171 consultas de comerciantes de Araguaína no sistema. Já no mesmo período de 2013, o número subiu para 23.954. “E já esperamos mais aumentos para este ano”, completa Alberto.

Investimentos

A associação já deu início a algumas ações direcionadas ao Dia das Crianças nas redes sociais e entre os comerciantes. Para o presidente da ACIARA, Manoel de Assis Silva, o segmento é forte na cidade. “Percebemos que, ano após ano, as lojas do ramo têm investido pesado em infraestrutura, propaganda e variedades. Isso mostra que o nosso mercado infantil está aquecido”, comenta.

A gerente de uma dessas lojas, Elizângela Santos Fernandes, confirma a tendência do mercado. Ela conta que os investimentos em novidades começaram ainda em junho. “Mudamos a cara da loja, aumentamos a variedade de produtos e estamos investindo no marketing também. Nossa expectativa é vender pelo menos 50% mais do que no ano passado”.  Na média, o comércio de brinquedos, calçados e vestuários infantis espera um aumento entre 15 e 30% para o Dia das Crianças deste ano.