Comandante-geral, coronel Jaizon Veras Barbosa, em coletiva de imprensa.

O comandante-geral da PM, coronel Jaizon Veras Barbosa, nomeou os integrantes da comissão para organizar o concurso da Polícia Militar do Tocantins. A portaria foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (13) e o certame deve ofertar 1.040 vagas, assim como o anterior que foi anulado.

A nova comissão será presidida pelo coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça. Na equipe estão o coronel Dosautomista Honorato de Melo, as tenentes-coronel Lorena Afonso Cavalcante Fernandes, Valéria Rosano Bento Gaali e Alessandra Lúcia Batista de Lima e o capitão Kelson Silva de Castro.

Recentemente o governador Mauro Carlesse assegurou que vai realizar o concurso da PM e do Corpo de Bombeiros. A previsão é de que os dois certames ofertem ao menos duas mil vagas. Entretanto, não há data prevista.

O subsídio inicial durante o Curso de Formação de Oficiais é de R$ 4.499,52 e para o Curso de Formação de Soldados é de R$ 2.215,10.

Outro passo importante já foi dado. No último dia 12 o Governo de Mauro Carlesse enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei que aumenta a idade máxima de ingresso na PM e Bombeiros.  Se aprovado, aumentará de 30 para 32 anos.

O deputado estadual Elenil da Penha (MDB) já elaborou dois projetos para ampliar para 35 anos o limite de idade. O parlamentar comemorou o PL do Governo do Estado e o aumento de dois anos em atendimento à sua solicitação.

O último concurso da PM no Tocantins ocorreu em março de 2018 e teve mais de 70 mil inscritos. A banca realizadora foi a AOCP e foram ofertadas mil vagas para soldados e 40 para oficiais. Porém, o certamente foi anulado abril de 2019, após comprovação de fraude.

Segundo investigação da PC ao menos 35 pessoas tiveram acesso ao gabarito e ao menos 100 teriam sido beneficiadas.  O líder do esquema da fraude, Antônio Ferreira Lima Sobrinho, conhecido como Antônio Concurseiro, foi preso em Teresina no Piauí em junho de 2018.