O período para solicitação de matrícula para os alunos novatos começa neste sábado, 11, e segue até o dia 17 deste mês. A matrícula para os estudantes que irão ingressar na rede estadual de ensino será realizada através de cadastro no site da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc).

Segundo a responsável pelo Sistema de Matrícula da Seduc, Anice Souza Moura, esta fase é para aqueles estudantes que desejam entrar na rede estadual de ensino. “O aluno novato é aquele que não estava e agora pretende entrar na rede estadual de ensino. Dentre os casos temos estudantes que estavam fora da escola, há aqueles que faziam parte ou da rede municipal, particular ou federal de ensino, temos alunos transferidos de outros municípios. Momento também para os que não concordaram com a alocação da transferência automática ou que já está na rede estadual, mas quer mudar de unidade escolar fazerem suas matrículas”.

Passos

O responsável pelo aluno novato deve acessar o endereço virtual www.seduc.to.gov.br e preencher os dados pessoais do aluno, dar três opções de escola, turno e série, e com isso será gerado um número de protocolo que o responsável pela matrícula deve guardar para verificar no período de 22 a 24, através do site ou do número de telefone 0800 63 5050, onde foi alocado o estudante, após isso o responsável pelo estudante deve levar a escola selecionada cópia do comprovante de endereço, dos documentos pessoais do aluno e declaração de transferência ou histórico escolar.

“Os pais que não têm acesso à internet devem procurar as unidades de ensino da rede estadual ou Diretoria Regional de Gestão e Informação que estará disponibilizando um computador com internet e um servidor para auxiliá-los”, ressalta Anice. As aulas na rede estadual iniciam no próximo dia três de fevereiro.

Para 2014, a Seduc ofereceu 50 mil novas vagas  para estudantes do 2º ao 9º ano do ensino fundamental, 1ª a 3ª série do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Outras 212 mil vagas já são ocupadas pelos estudantes matriculados em 547 escolas da rede estadual.