Atualmente, o comércio virtual (ecommerce) tem adquirido muitos adeptos e praticantes, na medida em que pode auxiliar muito em uma renda extra para ajudar a fechar as contas no azul ao fim do mês – e, quem sabe, como renda fixa e principal, mesmo, caso o negócio dê certo.
No entanto, abrir a sua dentre tantas plataformas de ecommerce deve ser uma decisão tomada com cuidado. Existem sites que auxiliam que possui a ideia de criar sua própria lojinha, podendo o criador definir todo o layout, cores e características do site, para que adequem-se ao logotipo, ao slogan, e às estratégias publicitárias planejadas.
Um dos principais tipos de comércio buscados por quem procura ter a sua plataforma de ecommerce é a loja virtual de roupas, por conta de sua facilidade, uma vez que várias marcas e fabricantes de roupa aceitam trabalhar sob o modelo de dropshipping, que significa que somente as roupas que o vendedor efetivamente conseguir negociar serão cobradas por parte do fornecedor.
Este tipo de modelo de negócio não é tão novo, é verdade, mas tem crescido exponencialmente e em conjunto com as lojas de comércio online, sendo que a venda de roupas representa um percentual bem grande dos negócios feitos desta maneira. Não necessitando o vendedor possuir um depósito dos produtos negociados, fica muito mais fácil oferecer uma quantidade grande de produtos, por conta de este, apesar de criar o logo e o desenho de alguma camiseta, por exemplo, não ser quem produz e faz a entrega do item.
Comércio eletrônico e alguns cuidados
Deve-se ter o cuidado, no entanto, de criar uma plataforma de vendas que seja de fácil manuseio e visualização por parte dos clientes, e, principalmente que forneça segurança para quem acesse o site e realize os pagamentos por meio do site – uma vez que hoje em dia é quase que obrigatório fornecer a opção de pagamento pelo cartão de crédito, a segurança destes dados é de suma importância pra gerar uma relação de confiança com o cliente para que ele, gostando do produto, sinta-se incentivado a comprar novamente na loja virtual.
Ademais, é importante ficar atento e monitorar as visitações e acessos ao site, sendo que em caso de pouca movimentação de internautas (os potenciais clientes), vale a pena planejar propagandas em redes sociais ou em sites maiores, sendo elas pagas ou mesmo feitas de forma gratuita por conhecidos e amigos em sites como Instagram, Facebook, Twitter e afins.
É certo que não é tarefa fácil criar e manter uma loja virtual ativa, seja de roupas ou qualquer tipo de vendas, porquanto a concorrência é muito grande, e os potenciais clientes possuem muitas opções de ecommerce quando vão procurar produtos do seu agrado. Entretanto, caso o seu produto seja de qualidade, e você tenha um bom acompanhamento digital para a criação e manutenção de sua loja online, a probabilidade de sucesso e de garantir uma verba extra é ainda maior.