Notícias

Como a imagem de satélite muda a maneira como nós comemos

Os dados via satélite são eficazes para ajudar a preparar operações dos agricultores.

Imagens de satélites podem ajudar os agricultores a montar todo o processo de produção
Foto: Ilustrativa

A moderna tecnologia de satélite se tornou uma parte integrante da sociedade moderna. São utilizados na agricultura, para previsões meteorológicas, avaliação remota da quantidade, qualidade e saúde das culturas. Estas são apenas as oportunidades que eles oferecem aos agricultores. O papel da tecnologia de satélite está aumentando gradualmente à medida que a agricultura enfrenta um desafio assustador. Há uma grande necessidade de resolver o problema alimentar e também de minimizar os danos ao meio ambiente. Ao mesmo tempo, a exaustão dos recursos naturais deve ser levada em conta.

As imagens de satélite com melhor resolução de imagem ajudam na escolha da estratégia certa para a agricultura. Ela tem um impacto direto em nosso sistema alimentar em diferentes regiões.

O que é imagem de satélite?

Os satélites e as imagens que eles produzem são diferentes. Diferentes empresas as utilizam para diferentes fins. As imagens de satélite são um conjunto de milhões de píxeis. Estes píxeis estão relacionados com a distância na Terra. Podemos obter imagens a partir de imagens de satélite, em diferentes resoluções e horários. Eles representam uma área em uma certa escala. Um único pixel pode representar uma área de 30 m2 a 1 km2, às vezes até mais. A tecnologia está sendo constantemente aperfeiçoada. Em breve será possível obter imagens com resolução próxima a 1cm2. Mas outros satélites se movem ao redor da Terra para tirar fotos com certa frequência, geralmente cerca de uma vez por ano.

 Por que os Dados via Satélite são Importantes?

Os dados via satélite são eficazes para ajudar a preparar operações dos agricultores. Nomeadamente, eles mostram a operação em condições ambientais. Hoje, as condições climáticas imprevisíveis são controláveis. A tecnologia de satélite possibilita o monitoramento das condições atuais. Eles fazem previsões precisas para o futuro. Este conhecimento ajuda os agricultores a planejar com precisão. Eles sabem o que e quando crescer, o que resultará em rendimentos ótimos e muito menos perdas.

Os dados alertam os agricultores sobre problemas locais. Eles estão relacionados à irrigação ou fertilização. Isto se aplica às fazendas pequenas, especialmente às familiares. A comunicação entre máquinas e dispositivos será vital em áreas sem uma rede terrestre confiável. Todos esses dados de imagens de satélite ajudam a melhorar a eficiência, reduzindo os custos gerais. Afinal de contas, qualquer possível mau funcionamento ou problema será facilmente identificado antes que a situação se deteriore ou mostre seus primeiros sinais.

Casos de uso prático

As imagens de satélite podem ser usadas para uma grande variedade de tarefas. Eles podem ajudar os agricultores a montar todo o processo de produção. Eles podem ajudar na seleção de sementes e fertilizantes até o fornecimento de produtos aos consumidores. Áreas-chave são:

  • Monitoramento da saúde das culturas

A tecnologia de luz infravermelha e as imagens de satélite podem ser usadas para determinar a saúde das plantas. As culturas saudáveis são mostradas em azul e as culturas doentes ou danificadas em vermelho.

  • Observando secas e enchentes do espaço

Com a tecnologia de satélite, podemos monitorar, acompanhar as mudanças climáticas e prever a seca. A tecnologia de satélite permite analisar as condições de campo antes e depois de uma seca. E eles ajudam a determinar os efeitos naturais sobre as plantas e nossos próximos passos.

  • Gestão da água da fazenda

A agricultura pode utilizar ineficientemente os recursos hídricos e a conservação deles é um problema global.  A agricultura utiliza muita água e os próprios agricultores sofrem perdas econômicas adicionais. As imagens de satélite ajudam a identificar áreas que precisam de irrigação e podem economizar até 30% do abastecimento de água de uma empresa. As imagens ajudam a determinar a quantidade ideal de água para irrigação.

  • Fertilização de culturas

As imagens de satélite permitem identificar lugares que necessitam de recursos adicionais e diferentes quantidades de fertilizantes. Os agricultores modernos estão fertilizando as áreas certas com a ajuda de um drone.

  • Potenciando as práticas de agricultura de precisão

As imagens de satélite fornecem informações precisas sobre as condições do solo e da cultura. Elas possibilitam o uso de imagens de satélite para otimizar a plantação.

  • Planejamento agrícola fortificante

As imagens de satélite fornecem aos agricultores uma riqueza de informações e eles podem estimar os rendimentos com mais precisão, planejar a aquisição e armazenamento de recursos e criar melhores condições de plantio.

  • Rastreamento de animais de fazenda

A tecnologia de satélite é adequada para rastrear níveis de atividade, comportamento, estado de saúde do gado, a propagação de doenças e a prevenção de roubos.

  • Pescarias

As imagens de satélite podem mostrar flores de fitoplâncton prejudiciais e ajudar a tomar medidas preventivas para salvar o peixe. A tecnologia também fornece informações sobre visibilidade e temperatura da água. Isto permite aos agricultores planejar a alimentação e economizar recursos. Os agricultores sabem que os peixes comem menos na água com temperaturas baixas e pouca visibilidade.

 Conclusão

As imagens de satélite levam a agricultura a um novo nível. Elas permitem organizar um sistema eficaz de gestão da produção. Podem minimizar os danos ao meio ambiente. Globalmente, elas podem ajudar a resolver problemas de segurança alimentar.