Entretenimento

Como aproveitar a Black Friday para encontrar os presentes perfeitos

Pesquisar preços ao longo dos meses ajuda a ter uma ideia de qual valor é, de fato, vantajoso na data famosa

A Black Friday pode ser uma boa oportunidade para comprar produtos com preços mais baixos.
Foto: Ilustrativa

O mês de novembro ficou conhecido pela Black Friday, sexta-feira na qual o comércio dá os famosos descontos em produtos e serviços. A data surgiu nos Estados Unidos, em meados dos anos 80, e está relacionada ao dia de Ação de Graças, sendo celebrada sempre no fim de semana seguinte ao feriado. Por lá, tornou-se um evento muito concorrido e esperado, uma vez que as promoções são realmente compensadores, chegando até a 90% do valor original.

No Brasil, a Black Friday tem sido celebrada pelo comércio desde meados dos anos 2000. No início, não foi bem encarada, porque, dias antes, muitos comerciantes elevaram o preço de diversos produtos para não dar descontos significativos na data marcada. Outras empresas também tiveram dificuldade para cumprir prazos de entrega e disponibilidade de estoque, gerando atrasos, queixas e processos.

Por muito tempo, o evento foi apelidado pelo país de Black fraude. Nas redes sociais, as promoções foram rotuladas como sendo de “metade do dobro”. Então, como fazer para conseguir realmente comprar coisas boas na Black Friday? Hoje, com regras mais rígidas, entendimento correto e preparo por parte do comércio, é possível encontrar boas opções de presentes a preços justos e/ou convidativos.

Algumas roubadas ainda podem acontecer, mas os órgãos de proteção ao consumidor frequentemente fazem listas e alertas para minimizar as chances de alguma cilada virtual. Também vale a pena ficar de olho nos sites dessas instituições.

Faça uma pesquisa antecipada

Sabe aquele eletrônico que você quer muito, namora faz tempo e nunca tem grana para finalizar a compra cada vez que o coloca no carrinho virtual? Ele pode ser seu. Para ter vantagem na aquisição, é bom ficar de olho no preço do produto ao longo do ano.

Inscreva-se para receber newsletter de diferentes lojas, anote os valores praticados em cada uma delas e o mês de referência. Também busque pelo produto em sites específicos de comparação de preços para saber quais são os meses em que aquele item costuma ter desconto.

Se notar que o produto aumentou de preço nas semanas próximas à Black Friday, levante a bandeira amarela e aguarde o grande dia. Não tendo um desconto compensador, desista da compra e siga acompanhando a variação de preços até conseguir um custo vantajoso para o seu bolso.

Também é válido fazer uma listinha de presentes que precisam ser dados nos próximos meses e separar uma parte do orçamento para investir na compra da Black Friday. Se tiver uma sobra, ainda é válido apostar na compra de presentinhos curingas para ter em casa para momentos de última hora. Packs de sabonete, perfumes e acessórios sempre rendem boas lembrancinhas, agradando pessoas de diferentes faixas etárias.

Evite cair em ciladas

Desconfie de lojas com valor muito abaixo daquele praticado no mercado, mesmo durante a Black Friday. Antes de concluir a compra, dê uma busca no nome da loja na internet para ver o que é dito sobre aquele lugar em sites de proteção ao consumidor.

Você pode se surpreender ao notar que ela é uma recordista de queixas, processos e problemas. Se este for o caso, evite a compra. Você não vai querer engrossar as estatísticas contra o estabelecimento por não ter recebido o seu produto, certo?

Também avalie cautelosamente o prazo de entrega antes de concluir a compra. Por conta da alta demanda do período, muitas lojas jogam o envio bem para frente. Se houver pressa ou a compra for para alguma data especial, avalie se vale a pena conclui-la agora.