Mara Santos/AF Notícias
Moradores do Setor Barra da Grota, em Araguaína, interditaram, no final da tarde desta quinta-feira (12/05), a rodovia TO-222. Durante cerca de duas horas eles protestaram contra o mau cheiro oriundo da Friboitins, graxaria que funciona no interior do matadouro municipal e reivindicaram a presença da juíza da 1ª Vara Cível de Araguaína, Adalgiza Santana, para apresentar uma possível solução para o problema.
Há anos o problema vem sendo mostrado pela imprensa. Os moradores, que são os maiores prejudicados com o mau cheiro que exala do processamento dos subprodutos bovinos, já fizeram vários protestos nas ruas, na Câmara de Vereadores, atearam fogo e interditaram a rodovia TO-222, protocolaram denúncias nos órgãos ambientais e Ministério Público, mas nada foi resolvido
Os moradores relatam que além de mal-estar, o forte odor causa prejuízos aos comerciantes locais, uma vez que afasta a clientela.
Eles cobram o cumprimento de uma decisão judicial de setembro de 2015, que estipulou um prazo de 90 dias para que a empresa adequasse suas atividades ao Regulamento Técnico de Inspeção Higiênico-Sanitária e Tecnológica e do Processamento de Resíduos Animais, aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A liminar visava evitar que a atividade realizada pela empresa continuasse provocando danos ao meio ambiente e à saúde da comunidade circunvizinha. Contudo, os moradores alegam que a decisão não estaria sendo cumprida.