A comunidade do bairro JK plantou ao menos 70 mudas de árvores nativas às margens do Rio Lontra, em Araguaína. A ação idealizada pela Associação Guardiões do Rio Lontra faz parte da comemoração da Semana do Meio Ambiente.

O plantio aconteceu na manhã do último sábado (3) e contou com a participação de 13 pessoas da comunidade, crianças indígenas e integrantes da Associação. Entre as espécies plantadas, estão Cedrinho, Pau Brasil, Barú, Xixá, Cajuí e Jatobá.

Segundo os idealizadores, o objetivo é revitalizar o Rio Lontra, que tem sofrido com a poluição, destruição das matas ciliares e erosão. Uma denúncia protocolada no Ministério Público em Araguaína aponta que ao menos 10 empreendimentos jogam esgoto sem tratamento no Rio Lontra.

Ao AN, a presidente da Associação Guardiões do Rio Lontra, Ilza Bete Nunes Rodrigues, falou sobre a necessidade do reflorestamento das margens do Rio Lontra. "A área que fizemos o plantio está sendo degradada. E as poucas árvores que restam estão sendo tragadaS pelo o assoreamento, e mudando o curso do Rio. Com o plantio queremos que diminua a degradação, não só do Rio que tá sendo aterrado, mas da APP . Pois temos poucas plantas nativas por aqui."

O principal córrego da cidade tem sofrido as consequências da poluição, como a mortandade de peixes, o aumento do nível de poluição na água e inutilização do Rio. A comunidade do JK tem lutado para salvar o Lontra. Mas a própria Promotoria do Meio Ambiente reconhece que pouco se tem feito para reduzir a poluição em sete anos e muito se tem contribuído para a morte do Rio.