
Movimento formado por comunidades tradicionais, pequenos empreendedores do jalapão, assim como artistas e ativistas tocantinenses convoca ato em defesa do Jalapão. A manifestação ocorrerá às 14:30, em frente ao Palácio do Araguaia, onde, simultaneamente, ocorrerá a segunda Audiência Pública de discussão do projeto.
O grupo aponta que o processo é irregular e potencialmente prejudicial à comunidade e a natureza presente no Jalapão. A votação da lei que permite a privatização foi feita sem a consulta prévia das comunidades quilombolas, que de acordo com a convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho é obrigatória quando se trata de qualquer decisão que possa interferir na vida das comunidades tradicionais.
O movimento Concessão Não denuncia ainda que os povos quilombolas da região vêm sendo assediados por representantes do estado à se manifestarem a favor da privatização. Em um vídeo publicado no perfil do Instagram @concessao_nao o Secretário de Parcerias e Investimentos do Tocantins, José Humberto Muniz Filho, fala a comunidade de Boa Esperança que a privatização será “boa para vocês” e avisa que membros do quilombo devem tomar “cuidado” com os discursos da ONU, OIT.
O movimento organizará também um twitaço no mesmo dia para visibilizar a causa e uma super live com artistas de todo país e com data ainda não definida.