Notícias

Concorrendo com Niterói e SP, Araguaína conquista prêmio de Inovação e Transformação Digital

Mais de 300 projetos de cidades brasileiras participaram da 5º edição da Smart City Brazilian Awards na Expo Curitiba 2024. O município concorreu com projetos de Niterói (RJ) e São Paulo (SP)

O secretário Especial da Ciência, Tecnologia, Inovação e Relações Internacionais, Fabiano Souza, representou a cidade no congresso que é referência global
Foto: Divulgação / Secom Araguaín

Araguaína conquistou o prêmio nacional Smart City Brazilian Awards na Expo Curitiba 2024, na categoria Inovação e Transformação Digital. O congresso foi realizado no dia 20 de março e encerrou com o resultado final no último dia 21. O prêmio e evento tem chancela da Fira Barcelona, uma das organizações de feiras mais importantes da Europa.

 

Mais de 300 iniciativas dos municípios brasileiros foram inscritas em cinco categorias: Cidade Inteligente, Mobilidade Urbana, Cidade Sustentável, Equidade Social e Inovação e Transformação Digital. Nesse último grupo, o município concorreu com os projetos semifinalistas de Niterói (RJ) e São Paulo (SP).

O secretário Especial da Ciência, Tecnologia, Inovação e Relações Internacionais, Fabiano Souza, representou a cidade no congresso e, durante a cerimônia de premiação, ressaltou que Araguaína está no caminho certo.

É uma grande satisfação ganhar um prêmio como esse aqui, pois Araguaína tem feito diversas ações no sentido da transformação digital. Acreditamos que a tecnologia é uma das formas que temos de tornar nossos serviços mais ágeis, eficientes e transparentes e dessa forma melhorar a qualidade de vida do cidadão”, pronunciou o secretário. 

 

Grandes investimentos

Araguaína apresentou todos os investimentos, processos de digitalização e as conquistas tecnológicas obtidas nos últimos cinco anos, entre elas o pioneirismo no Marco Legal das Startups, na disponibilização da lista de serviços na Plataforma GOV.BR e na adesão ao GOV.BR Cidades, além da agilidade, que fez com que a cidade fosse a primeira do Brasil a decretar liberdade econômica em adequação à Lei Federal nº 13.874/19.

A cidade também criou um Sandbox Regulatório, que delimita uma área da cidade para empresas poderem testar seus projetos de inovação de forma desburocratizada. E por fim, a implantação da tecnologia 5G, inicialmente instalada na região central para conectar os órgãos públicos municipais da região, e a construção de uma usina de energia solar, que já tem projeto e a licitação deve ser realizada ainda este ano.

Mais sobre o evento de premiação

Smart City Expo Curitiba 2024 é a edição brasileira do maior prêmio global dedicado às cidades inteligentes, que tem o objetivo de valorizar gestões que investem em projetos sustentáveis e inovadores no Brasil.

 

O evento é organizado pelo iCities, hub brasileira de negócios em cidades inteligentes, com apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão, da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e com a parceria das empresas Arlequim, Intelbras, ICI, Ligga, Sebrae, Governo do Estado do Paraná, SP Negócios, Polkadot e Intel.