Ramila Macedo/Araguaína Notícias
O concurso da Polícia Civil do Tocantins completa hoje (7) dois anos desde que o edital foi lançado e segue sem data para sua finalização. Os aprovados para segunda etapa reclamam que o Governo sequer apresenta um cronograma. Não há nada de oficial desde o dia 18 de dezembro de 2014, quando a Fundação Aroeira publicou a lista de aprovados para o curso de Formação.
Um candidato que preferiu não se identificar reclamou que o “concurso se encontra perdido no tempo. Dois anos já sem nada de oficial a respeito da finalização. O maior problema é a falta de cronograma para o término do concurso. Não tem data para curso de formação”.
O concurso da Civil foi lançado em 7 de março de 2014, e conforme o edital possui validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos a partir da conclusão da segunda etapa e homologação do resultado final.
São mais de 500 candidatos aprovados na primeira etapa, aptos a iniciar o curso de formação, a ser realizada pela Academia de Polícia Civil em Palmas. O certame está há mais de um parado, e apesar de haver previsão orçamentária para o curso de formação, não há qualquer definição de cronograma por parte do Governo.
Enquanto esses novos agentes não entram em operação, o Estado amarga uma crise na segurança pública. Só para ter ideia do déficit de pessoal, com uma população de 1,5 milhão de habitantes, o Tocantins conta apenas com 100 delegados. É praticamente um delegado para cada 15 mil habitantes. Quando ideal seria pelo menos 244, conforme a própria categoria.
Sobre o concurso
O certame da Civil ofereceu 515 vagas, sendo 397 de provimento imediato e 118 para cadastro de reserva. São 97 para Delegado, 38 para Agente, 162 para Escrivão, 20 para Agente de Necrotomia, 10 para Papiloscopista, 10 para Médico Legista e 60 para Perito Criminal.