Um dos concursos públicos mais aguardados pelos concurseiros brasileiros teve seu edital de abertura publicado: saiu o concurso público do Banco Central do Brasil! O certame oferta 100 oportunidades para a carreira de analista, nas especialidades de economia e finanças e tecnologia da informação. O documento saiu no Diário Oficial da União (DOU), desta terça-feira (16/1). Confira abaixo os principais pontos do edital, lançado pelo Cebraspe (a banca organizadora):
Vagas
- Analista - área de economia e finanças: 50 vagas imediatas;
- Analista - área de tecnologia da informação: 50 vagas imediatas.
Conforme o decreto nº 9.739/2019, que determina o limite de aprovados no concurso, serão aprovados, no máximo, 300 candidatos, sendo 150 vagas para cada carreira. O valor já inclui as chances de preenchimento imediato.
Requisitos
Analista - área de economia e finanças: diploma, devidamente registrado, de conclusão de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Analista - área de tecnologia da informação: diploma, devidamente registrado, de conclusão de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Salários
Os aprovados e nomeados no concurso do Banco Central receberão salários iniciais de R$ 20.924,80, para uma carga horária de 40 horas semanais.
Etapas
O concurso compreenderá duas etapas. A primeira consistirá nas seguintes fases:
- Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- Provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- Sindicância de vida pregressa, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Banco Central, com o recebimento de documentação e a disponibilização da ficha de informações confidenciais (FIC); e
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório.
A segunda etapa consistirá de programa de capacitação, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe.
Todas as fases da primeira etapa do concurso, para todos os candidatos, bem como a avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitarem concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência e o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros, serão realizados nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal.
Prova objetiva
As provas objetivas valerão 120 pontos. Cada prova será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão ser respeitados. O julgamento de cada item será 'certo' ou 'errado', de acordo com o(s) comando(s) a que se refere o item. Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item 'certo', e o campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item 'errado'.