Oportunidades

Concurso PC-TO: comissão é formada e tem prazo de 60 dias para organizar certame

Ainda não há informações sobre a previsão do número de vagas nem de quando o edital será lançado.

Polícia Civil durante treinamento.
Foto: Divulgação/SSP-TO

A comissão organizadora do concurso da Polícia Civil do Tocantins foi formada. O grupo de trabalho foi instituído pela portaria Secretaria de Segurança Pública nº 308, publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira 28 de maio.

O anúncio de um novo concurso público da PC-TO aconteceu durante live, no dia 3 de março. Na ocasião, o governador Mauro Carlesse assinou a nomeação de 46 aprovados na última seleção e antecipou que a comissão organizadora seria formada.

À época o secretário da SSP-TO, Cristiano Sampaio, afirmou que o novo concurso é necessário porque 37% dos cargos de carreira da Polícia Civil encontram-se vagos e o número deve aumentar com a iminente aposentadoria de mais policiais.

Agora a comissão terá 60 dias para conclusão dos estudos. Integram a comissão os seguintes integrantes:

1 - Marcelo Santos Falcão Queiroz - Superintendência de Segurança Integrada

2 - Ana Carolina Coelho Marinho Braga - Delegacia-Geral da Polícia Civil

3 - Marcos Aurélio Jacome Sousa - Superintendência de Polícia Científica

4 - Maria Luiza Gomes de Aguiar - Secretaria da Administração

5 - Zenobio Cruz da Silva Arruda Junior - Secretaria da Administração

6 - Mauricio Kraemer Ughini - Ordem dos Advogados do Brasil

Conforme a portaria da SSP de nº 308, a finalidade da comissão é “adotar todas as providências necessárias à realização do concurso público para provimento de cargos da Polícia Civil”.

Ainda não há informações sobre a previsão do número de vagas nem de quando o edital será lançado. A banca também ainda não foi definida.

Último concurso

Os últimos editais foram publicados em 2014, quando foram ofertadas 522 vagas, dentre elas, oportunidades imediatas e também destinadas para formação de cadastro de reserva.

Validade do edital

Apesar de já ter seis anos da publicação dos editais, eles continuaram vigentes até março deste ano. Isso porque a homologação do concurso aconteceu somente três anos depois das publicações, em 2017.

No dia 7 de março de 2019, os editais tiveram o prazo de validade prorrogados por mais dois anos. Prazo que encerrou em 7 de março de 2021.