
A Prefeitura de Araguaína, por meio do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), realizou na última quinta-feira, 8 de maio, a Conferência Municipal Regionalizada dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação", o evento contou com a participação de representantes da sociedade civil, instituições públicas e privadas, além de membros dos conselhos municipais do idoso de Nova Olinda, Piraquê, Babaçulândia, Filadélfia, Santa Fé, Wanderlândia e Aragominas.
O encontro foi realizado no auditório do Colégio Santa Cruz e teve como objetivo debater, formular e defender propostas que garantam a equidade, os direitos e a participação da pessoa idosa na sociedade. O evento proporcionou um espaço de diálogo e troca de experiências, com a presença de especialistas que discutiram temas relevantes, incluindo o protagonismo da pessoa idosa em diversos aspectos da vida comunitária.
“A importância de se discutir e conversar sobre o envelhecimento não está apenas na garantia de direitos, mas, acima de tudo, na qualidade de vida de forma saudável, na socialização e na integração no seio familiar e na comunidade, uma vez que os idosos têm muito a contribuir. É assegurar direitos, mas também proporcionar qualidade para uma vida feliz. Além disso, todos nós queremos chegar a essa idade", ressalta Suzana Salazar, subsecretária da Assistência Social.
"Esse evento é muito importante, pois nos tira da zona de conforto, nos traz sabedoria e nos proporciona inclusão na comunidade. Enfim, nos tornamos uma nova criatura, aprendemos a viver mais, com mais vigor e sabedoria. Estamos aqui para compartilhar e aprender. Eu estou muito feliz com o convite. Este é um local onde aprendemos a ter dignidade e a viver plenamente. E hoje, posso dizer que sou uma pessoa feliz, destacou Mariene.
Programação do evento
A programação da conferência incluiu diversas atividades e apresentações culturais. O evento contou ainda com palestras sobre o envelhecimento e a democracia, com ênfase no tema central do evento, além de momentos de debate e discussão em grupos de trabalho. No período da tarde, os participantes elaboraram propostas, que foram apresentadas em plenária para aprovação. O evento também elegeu delegados para a etapa estadual da Conferência.
Maria José Pereira, presidente do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso, falou sobre a importância da Conferência e do Conselho do Idoso "É de suma importância o Conselho do Idoso, bem como a realização deste evento, porque sem eles, nós, idosos, estaríamos vulneráveis. Por isso, precisamos realmente ter cuidado. A política e a ação devem ser contínuas, com tudo o que for necessário para que as mudanças aconteçam. Meu sentimento ao saber desse evento foi de busca, de força e também de muito amor, porque isso é algo que faço com muito carinho e dedicação", pontuou.
Eixos temáticos
Os cinco eixos temáticos discutidos durante a conferência foram essenciais para orientar as propostas formuladas pelos participantes, são eles: financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; participação social, protagonismo e cidade comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
“Vir para a Conferência é uma oportunidade maravilhosa, pois nos permite adquirir um conhecimento aprofundado sobre os direitos dos idosos, ao lado deles. Para mim, tem sido uma experiência incrível viver esse momento, e poderei levar para minha cidade o conhecimento que estou adquirindo ao longo deste dia, com o objetivo de beneficiar nossos idosos. Será uma oportunidade maravilhosa poder compartilhar esse conhecimento com cada um deles", ressalta Juliana Rocha, orientadora social do município de Filadélfia.
Rumo à Conferência Estadual
Durante a Conferência Regional, foram eleitos os delegados que representarão a Região Norte do Tocantins na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá em Palmas no mês de agosto.
A Regional será representada por dez delegados, incluindo duas pessoas idosas com 60 anos ou mais, de diferentes etnias, como amarelas, brancas, indígenas e negras, bem como de grupos específicos, como pessoas com identidade LGBTQIAPN+, quilombolas, e aquelas em situação de rua ou em privação de liberdade.
Além dessas, dois integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) também farão parte da delegação, assim como dois representantes de órgãos municipais que atuam diretamente na área da pessoa idosa. A delegação contará ainda com um representante dos movimentos sociais e três representantes de organizações da sociedade civil.