
Sair da casa dos pais e ter um canto para chamar de seu é o desejo de muitos jovens. Decorar os cômodos de acordo com os próprios gostos, ter mais liberdade para sair sem dar satisfação e a conquistar a tão sonhada independência financeira são as maiores motivações. Os benefícios parecem muitos, mas também existem desafios.
É necessário planejamento, economia e um pouco de pé no chão. Você está preparado para realizar essa grande mudança? Essas dicas podem facilitar essa transição e nova fase da sua vida:
Planeje e economize antes de sair
A ansiedade de começar uma vida sozinho logo não pode fazer você atropelar etapas importantes. Se você tem tempo, planeje sua mudança e economize antes de sair da casa dos seus pais. Começar com as contas bagunçadas pode tornar esse sonho um fracasso em pouco tempo.
Faça um cálculo de tudo que você precisa, guarde esse dinheiro e planeje como serão os próximos meses. Inclua todos os gastos no seu planejamento financeiro e tenha controle dos vencimentos corretos de cada conta. Coloque todas para vencer no mesmo dia, isso facilita sua organização. Se você mora de aluguel, uma boa dica é se mudar com alguns meses pagos adiantados.
Comece com o necessário, mas invista em algum conforto
Você não precisa de muito morando sozinho, mas um pouco de conforto também é bom. Faça uma lista de tudo que é básico para sobrevivência, como fogão, geladeira, panelas, pratos, talheres, copos, potes, toalhas, jogo de lençol, travesseiro, cobertor… Mesmo que pareça pouco, para quem começa do zero a lista pode ser bem longa.
Pense em cada cômodo e tudo que é essencial para ele. Mas, se seu orçamento permitir nesse início, comece com pequenos confortos. Compre uma geladeira bonita, um ar-condicionado, um sofá confortável ou aquele painel de TV que sempre sonhou. O famoso “é provisório” pode ficar por anos.
Decore e organize seu lar para você mesmo
Não é porque você mora sozinho que não mereça uma casa linda e organizada, mesmo que seja alugada. Não tenha medo de pintar as paredes, pendurar quadros e deixar seu lar com a sua identidade. Converse sobre isso com o locatário e faça acordos, como uma reserva mensal para restauração.
É possível decorar sem gastar muito se seguir o estilo Do It Yourself (DIY), que quer dizer Faça Você Mesmo. Além disso, organize os cômodos para que sejam funcionais e atendam suas necessidades.
Morar sozinho não significa estar sozinho
Você não precisa ter uma vida solitária. Faça amigos, conheça os vizinhos e caminhe pelo novo bairro. Sua casa também precisa estar preparada para receber algumas visitas. Geralmente quem mora sozinho não investe em uma mesa para fazer suas refeições, mas será que não seria interessante reunir alguns amigos para jantar e conversar às vezes?
Outra dica para quem mora longe dos familiares, especialmente quando mudou de cidade ou estado, é ter um espaço para a visita dormir. Uma solução é ter colchões de solteiro de ar que vão economizar espaço e acolher seus familiares para matar a saudade. Mesmo que seja um sonho antigo, morar sozinho pode ser difícil no começo, e contar com amigos e familiares pode deixar essa nova fase mais tranquila.