Entretenimento

Conheça as principais riquezas naturais do Tocantins

O estado mais jovem do Brasil é repleto de atrações que proporcionam ao visitante contato direto com a natureza

Dunas do Jalapão
Foto: Divulgação

O Brasil é um país de dimensões continentais. Prova disso é que muitos estados brasileiros chegam a ser maiores que vários países. Para se ter uma ideia, só Tocantins, o mais jovem do Brasil, é maior que países como Portugal, Inglaterra e Nova Zelândia.

As vantagens de morar num país com vasta extensão territorial são muitas. Entre elas, está a possibilidade de viajar com facilidade em território nacional, sem a necessidade de passaporte, comprar passagens rodoviárias on-line com segurança e, é claro, explorar a diversidade dos ecossistemas.

Especialmente para quem vive na cidade grande e está em busca de tranquilidade e contato com a natureza, o ecoturismo é a opção mais acertada. Nesse sentido, Tocantins está no topo da lista. Além de ser uma região com exuberante fauna e flora, está fora dos circuitos tradicionais de viagens pelo Brasil.

Ou seja, o Tocantins é uma região barata quando comparada com os custos de viagens necessários para visitar outros estados do Brasil. Ao mesmo tempo, ainda é possível encontrar áreas belíssimas no estado, sem ter que competir por espaço com outros turistas. Assim, a natureza agradece e o seu bolso também.

Se você ficou com vontade de visitar esse cantinho especial do Brasil, mas não tem ideia do que fazer em uma viagem à região, não se preocupe. Elaboramos uma lista com algumas das principais riquezas naturais de Tocantins. Confira.

Parque do Cantão

Trilhas aquáticas do Cantão estão entre os destinos turísticos da região. Foto: Gov. TO

Próximo das divisas entre os estados de Tocantins, Mato Grosso e Pará, o Parque do Cantão é considerado uma das principais reservas naturais do Brasil. Isso porque, ali, acontece o encontro de dois importantes biomas nacionais: o cerrado e a Amazônia. Por esse motivo, a riqueza natural da região é de encher os olhos.

O turismo no Parque do Cantão é totalmente controlado para que as visitações sejam o menos agressivas possíveis. Assim, atividades como caça, pesca, coleta de plantas e feitura de fogueira são estritamente proibidas. O visitante pode, ao  mesmo tempo, estar em contato com a natureza por meio de trilhas, passeios de canoa e diversos circuitos de arvorismo.

Jalapão

O Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, é uma das principais atrações de ecoturismo no estado. Com águas abundantes, serras e cachoeiras, ele oferece paisagens cinematográficas e muita tranquilidade para o visitante. Assim como o Parque do Cantão, há atividades tanto para crianças, quanto para adultos mais radicais.

A região de Mateiros, dentro do Jalapão, é uma das mais procuradas. É lá onde estão localizadas a Cachoeira do Formiga, o Fervedouro da Ceiça e a Prainha do Rio Novo.

Cânion Encantado

Canion Encantado fica localizado no município de Almas no Tocantins. Foto: Thiago SáGov.TO

Localizado na região conhecida como Serras Gerais, a aproximadamente 500 km de Palmas, capital do estado, o Cânion Encantado é o lugar perfeito para quem busca um pouco mais de aventura. Com paredões avermelhados e diversas quedas d’água de até 70 metros de altura, ele oferece ao visitante tanto a possibilidade de escalar ao topo de rapel, quanto de trilhas emocionantes.

Lagoa da Serra

De águas transparentes a Lagoa da Serra fica no município de Rio da Conceição no Tocantins

Também localizada nas Serras Gerais, a Lagoa da Serra é um verdadeiro paraíso na terra. Com águas cristalinas, areia fina e branca, é o passeio perfeito para um dia inteiro de paz e tranquilidade. Esportes mais tranquilos, como stand up paddle e caiaque, estão entre as opções possíveis para aproveitar o passeio.

No entanto, vale ressaltar, aqui, que a Lagoa tem pontos com profundidades perigosas para crianças e pessoas que não sabem nadar, chegando aos três metros. Assim, é importante estar equipado com boias de braço ou outros itens de flutuação para manter a segurança.