Entretenimento

Conheça destinos na Bahia para viajar gastando pouco

Não é preciso devastar o orçamento para conhecer destinos incríveis no estado

Bahia é um ótimo destino para quem deseja viajar nas férias.
Foto: Divulgação

Para muita gente, colocar a mochila nas costas e sair por aí conhecendo novos destinos é um estilo de vida. Outros, por mais que sonhem em ter “rodinhas nos pés”, temem os custos que uma viagem dessas pode trazer.

A verdade é que há opções para todos os gostos e bolsos. Para quem deseja conhecer a Bahia, por exemplo, há diversas opções que deixam as viagens mais em conta e ajudam a tornar o sonho uma realidade. Que tal conhecê-las?

A época

Escolher o momento de fazer as malas pode ser determinante no orçamento. Quem opta pela alta temporada, que ocorre nos períodos de junho a agosto e de dezembro a fevereiro, tende a pagar mais caro em passagem, hospedagem e alimentação.

É que se segue a lei da oferta e da procura. Com mais gente de férias e viajando, aumenta a demanda por esses serviços e os preços acabam subindo.

Se a ideia é economizar, o ideal é organizar a viagem com antecedência e planejar cada detalhe. Selecionar uma data fora da alta temporada é importante, já que não haverá riscos de praias e pontos turísticos lotados.

No caso da Bahia, o sol brilha o ano todo e o calor se faz presente em todas as estações. No inverno, a temperatura cai um pouquinho, mas ainda chega próximo dos 28°C, enquanto no verão, ultrapassa 32°C facilmente.

O transporte

Como pretende chegar ao estado? De carro, ônibus ou avião? 

Mais uma vez, o planejamento se faz necessário para não estourar o orçamento. Quem vai de carro precisa desenhar a rota para conhecer o trajeto, checar a existência e os valores de pedágios e ter uma ideia de quanto combustível será gasto. 

Uma opção para poupar é fazer trajetos que passem por dentro das cidades, desviando das estradas pedagiadas e aproveitando para conhecer novos destinos. Um bom GPS e aplicativos como Waze e Google Maps ajudam a não se perder.

Para ônibus e avião, a ideia é monitorar os valores das passagens ao longo de alguns meses e aproveitar promoções relâmpago que apareçam de tempos em tempos na internet. Criar alertas pode ser vantajoso para saber antecipadamente quando esses descontos serão aplicados.

O destino

A Bahia é mais do que apenas Salvador. Logo, visitar outras cidades é bacana para ter uma experiência diferenciada, única e, até mesmo, mais barata.

Ilhéus, Porto Seguro, Itacaré, Morro de São Paulo, Itaparica, Itabuna, Lauro de Freitas, Irecê, Cruz das Almas, Jequié, Paulo Afonso e muitas outras cidades podem ser destinos para os turistas que desejam descansar, curtir a praia e, mais do que isso, desbravar novos horizontes.

Permita-se sair do lugar-comum e vivencie locais e culturas que não são tão populares. Além de economizar uma grana, a viagem pode surpreender com as descobertas que serão feitas.

A hospedagem

As opções são variadas e para todos os gostos e bolsos. 

Quem quer economizar e não faz questão de muito luxo pode ficar em hostels e pensões. Há hospedagens no estilo bed & breakfast (cama e café da manhã), com quartos e banheiros compartilhados, e outras que têm quarto e lavatório privativos. Em uma rápida pesquisa por sites como TripAdvisor é possível mapear esses locais e, principalmente, saber a opinião de quem já se hospedou ali.

Os hotéis também estão presentes em todo o estado e aparecem com diferentes estrelas. Em sites especializados, como Booking e Trivago, é possível pesquisar a hospedagem pela distância de pontos turísticos específicos ou do centro da cidade; e por serviços — faz questão de café da manhã? Precisa ter piscina e ar-condicionado? E estacionamento? — e, com isso, é possível programar a estadia sabendo quanto, em média, será gasto. Também é bacana consultar esses sites para ver a opinião de outros hóspedes e até para poder parcelar o valor da estadia.

Uma terceira ideia para quem quer viajar sem gastar muito é alugar uma casa ou apartamento no destino. Além de buscar imobiliárias que podem facilitar o trâmite, sites como Airbnb também ajudam a encontrar o espaço que deseja na cidade escolhida.

Quando a fome bater

Para economizar, opte por restaurantes e lanchonetes locais, frequentadas pelas pessoas que moram naquela cidade. Outra ideia é passar no supermercado e comprar produtos que possam ser consumidos em passeios, como pães e frios para lanches rápidos, frutas e outros alimentos práticos.

Os restaurantes mais requintados podem ser uma opção apenas para um drink e um petisco e para aquela foto bacana a ser compartilhada nas redes sociais. Afinal, a ideia é ter o máximo de experiências possíveis, sem precisar gastar uma fortuna, não é mesmo?