
As ruas de Araguaína receberam no domingo, 4 de maio, cerca de 3.500 atletas profissionais e amadores para a tradicional Corrida do Trabalhador, que chegou à sua 33ª edição. O evento, organizado pela Prefeitura de Araguaína, teve inscrições gratuitas, medalhas de participação para os primeiros mil colocados e premiações que somam R$ 56,8 mil.
"Foi um evento em que reunimos centenas de pessoas orgulhosas de sua cidade para fazer uma festa muito bonita. Este ano, o trajeto teve início em um local diferente, contemplando nossa Via Lago e mostrando aos nossos visitantes como nossa cidade está crescendo. Araguaína é uma cidade que investe em esporte, investe em infraestrutura e em qualidade de vida para a população”, afirmou o secretário do Esporte, Cultura e Lazer, Edson Gallo.
Para garantir uma competição equilibrada e inclusiva, a corrida foi subdividida em categorias por idade e gênero. Também foi criada a modalidade especial Cidade de Araguaína, exclusiva para competidores residentes no município, que somaram 3.167 atletas inscritos.
Inclusão e participação especial
Com um percurso adaptado, a Prefeitura também promoveu a participação de alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Araguaína.
"Foi uma experiência muito gratificante ver meu filho participando da corrida e saber que a Prefeitura de Araguaína se preocupa com a inclusão. O esporte tem ajudado bastante no desenvolvimento dele e essa foi uma experiência única para nós dois", relatou Franciene Maria Lima, mãe de Guilherme Carvalho, 17 anos, aluno da APAE e participante da corrida.
Percurso e campeões
Com 10 km de percurso, a largada foi dada no estacionamento do Lago Center Shopping, na Via Lago, com passagem pelas avenidas Marginal Neblina, 13 de Maio, Prefeito João de Sousa Lima e Avenida Filadélfia.
Entre as 1.795 mulheres inscritas, a campeã da categoria Elite foi Regiane Braga de Souza, de Anápolis (GO).
“Esta é a minha terceira vez participando aqui em Araguaína. Fui campeã em 2023 e em novembro do ano passado, na Corrida do Parque Cimba. É um grande prazer estar aqui e não posso deixar de parabenizar a Prefeitura de Araguaína pela qualidade do evento. Uma estrutura organizada como essa e uma premiação que incentiva os atletas como eu a virem participar dessa festa em homenagem ao trabalhador”, declarou Regiane.
Na categoria masculina, o primeiro colocado foi Noel Silva, 40 anos, de Araguatins (TO), que completou a prova em 31 minutos.
"Já participo dessa prova há muitos anos, fui campeão cinco vezes e posso dizer que essa é uma das melhores provas do Tocantins. Araguaína está de parabéns pela organização e pelo evento que valoriza os trabalhadores e atletas da cidade", destacou Noel.
A Corrida do Trabalhador é a primeira etapa do Circuito de Corrida de Rua de Araguaína, que neste ano contará também com a Corrida do Parque Ecológico Cimba, prevista para novembro.
Confira os vencedores da 33ª Corrida do Trabalhador de Araguaína: