O aumento foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Diante da maior crise dos últimos anos, com aumento do desemprego e perda na poder de compra dos brasileiros, a população do Tocantins ganhará um novo aumento da conta de energia.  Isso porque a ANEEL aprovou e a Energisa implanta o reajuste de 7,83% para consumidores residências, a partir do próximo sábado, 4.

A deliberação da  ANEL aconteceu nesta terça-feira 30  sobre  revisão tarifária periódica da Energisa Tocantins Distribuidora de Energia. E a agência autorizou o reajuste de 7,83% para 604 mil consumidores residenciais nos 139 municípios do Tocantins.  

As novas tarifas entram em vigor a partir do dia 4/7. Na revisão da Energisa Tocantins, segundo a ANEL, os itens mais impactantes foram os gastos para remunerar a atividade de distribuição de energia e os custos com transmissão de energia.

A revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão e tem por objetivo obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela ANEEL.

Foram definidos ainda os limites dos indicadores de continuidade *DEC e **FEC dos conjuntos da concessionária de Tocantins estipulados para o período de 2021 a 2025.

A revisão tarifária periódica da distribuidora foi debatida em consulta pública entre 23/4 e 6/6. Em função das medidas de segurança face ao cenário de pandemia da Covid-19, a ANEEL, de forma excepcional, não realizou audiência pública presencial para discutir a proposta na capital Palmas..