Notícias

Copa Tocantins de Ginástica Rítmica reúne mais de 100 atletas de várias partes do país

Programação realizada pela Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, possibilitou o aperfeiçoamento e trocas de experiências entre ginastas e profissionais que atuam na modalidade

Festival foi marcado pelas apresentações da ginasta Ana Luisa Passos, profissional que atuou na Seleção Brasileira individual juvenil em 2019
Foto: Taianne Moreira/Gov. TO
Pela primeira vez, Palmas foi palco da Copa Tocantins de Ginástica Rítmica, juntamente com um festival e uma clínica de treinamento com profissionais renomados. O evento, promovido pelo Governo do Tocantins através da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju), teve início no dia 27 e terminou no domingo, 30, reunindo mais de 100 atletas.
 
O secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Atos Gomes, destacou o compromisso do governo em promover o desporto. "Estamos incentivando todas as modalidades para proporcionar políticas públicas para crianças e jovens. A Copa Tocantins de Ginástica Rítmica fomenta a economia local com a participação de atletas, treinadoras e árbitros de várias partes do país", afirmou.
 
A jovem ginasta Maria Clara Marques, de 13 anos, representou o clube Sesi, do Distrito Federal. "A Copa Tocantins é uma competição importante para trocar experiências com atletas de outros estados e nos preparar para futuras apresentações", disse.
 
A programação incluiu apresentações que definiram as campeãs dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), organizados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Maria Júlia Martins, de 13 anos, celebrou a oportunidade de representar o Tocantins nos Jogos Escolares Brasileiros.
 
As competições reuniram atletas do Tocantins, Bahia, Pará e Distrito Federal, nas categorias Pré-infantil, Infantil, Juvenil e Adulta, distribuindo premiações em dinheiro, troféus e medalhas. O evento visou promover valores como disciplina, trabalho em equipe e autoconfiança, além de reduzir a ociosidade juvenil e incentivar o desenvolvimento da ginástica.
 
O evento contou com o apoio da Ulbra Palmas, Federação Tocantinense do Desporto Escolar (FTDE), Federação Tocantinense de Ginástica (FTG), Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e da Seduc. A arbitragem foi formada por profissionais do Pará, Distrito Federal, Tocantins e Espírito Santo.
 
Durante a Copa, ginastas e treinadoras participaram de uma Clínica de Treinamento com Ana Luísa Neiva e Monika Queiroz, que incluíram exercícios técnicos e discussões sobre o mercado de trabalho e a construção de carreiras.
 
O festival foi marcado pela apresentação da ginasta Ana Luisa Passos, vice-campeã Pan-Americana por equipes em 2022. "Foi uma oportunidade inspiradora para as crianças", destacou Ana Luisa. Monika Queiroz, treinadora olímpica e presidente da Federação do Espírito Santo de Ginástica, reforçou a importância do suporte familiar e institucional na carreira dos atletas.