Notícias

Copa Tocantins Estudantil de Ginástica Rítmica está com inscrições abertas

Evento será realizado em Palmas e inscrições seguem até o dia 21 de junho.

Governo do Tocantins promove competição estudantil de ginástica rítmica em Palmas.
Foto: Emerson Silva / Gov. TO

O Governo do Tocantins, através da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), promoverá nos dias 27 a 30 de junho, no ginásio do Ceulp Ulbra, em Palmas, a Copa Tocantins Estudantil de Ginástica Rítmica. A competição reunirá atletas nas categorias Mirim (7 e 8 anos), Pré-infantil (9 e 10 anos), Infantil (11 e 12 anos), Juvenil (13 e 15 anos) e Adulta (acima de 16 anos). As inscrições estão abertas até o dia 21 de junho. 

O evento tem a parceria da Federação Tocantinense do Desporto Escolar (FTDE) e o apoio da Federação Tocantinense de Ginástica (FTG), da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). As inscrições e as músicas das atletas deverão ser enviadas através do site https://codegr.com.br/ . 

O evento promovido pelo Governo do Tocantins, têm como objetivos, o desenvolvimento da modalidade e dar a oportunidade dos demais estados participarem de uma competição de excelência, promovendo um intercâmbio de experiências e do crescimento da comunidade da ginástica brasileira. A competição também promoverá valores como disciplina, trabalho em equipe, resiliência e autoconfiança, além de contribuir significativamente para a redução da ociosidade juvenil. 

Clínica de Treinamento

A programação da Copa Tocantins Estudantil de Ginástica Rítmica contará ainda, com uma Clínica de Treinamento com Ana Luiza Passos, integrante da Seleção Brasileira individual juvenil em 2019 no 1° campeonato Mundial Juvenil, em Moscou, na Rússia, e adulta no Campeonato Mundial Kitakyushu, no Japão. A ginasta foi também vice-campeã Pan-Americana por equipes em 2022, 3° lugar individual geral no Campeonato Sul-americano 2023, 2° lugar no arco e 1° por equipes. 

Evento terá ainda a participação de Monika Mello, única treinadora olímpica do Conjunto e Individual do continente americano, treinadora da Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007 e Lima, no Peru, em 2019. Também atuou como treinadora da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos em Pequim, em 2008, e no Rio de Janeiro/RJ, em 2016. Atualmente é presidente da Federação do Espírito Santo de Ginástica (FESG) e árbitra da Federação Internacional de Ginástica.