A Marinha do Brasil confirmou a morte da 13ª vítima do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que faz a ligação entre os estados de Tocantins e Maranhão. Quatro pessoas continuam desaparecidas.
Nesta sexta-feira (3), mergulhadores resgataramo o corpo da 13ª vítima, que estava no fundo rio Tocantins e foi localizado com ajuda de drones subaquáticos.
Segundo a Marinha, às 10h30 desta sexta-feira (3/1), “a Força-Tarefa de busca e resgate às vítimas do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira obteve êxito no resgate de um corpo, cuja localização foi identificada por drones subaquáticos”.
A Marinha disse que mergulhadores realizaram incursões em áreas próximas aos destroços da ponte e trouxeram o corpo à superfície.
"O robô encontrou e a gente seguiu com mergulhadores. Eles tiveram somente três minutos para fazer a remoção e trazê-lo [o corpo] para cima. O mergulho autônomo ele tem um suprimento limitado, então eles têm a necessidade de chegar lá e voltar o mais rápido possível", explicou o capitão da Marinha, Kayo Cuevas.
De acordo com a Marinha, dos 17 desaparecidos iniciais, estão confirmados 13 óbitos.
A ponte desabou no dia 22 de dezembro, quando caíram quatro caminhões, duas caminhonetes, um carro e três motos. No dia em que a ponte caiu um homem de 36 anos foi resgatado com vida. Equipes de mergulhadores fazem buscas no local e lidam com uma profundidade de 40 metros e escuridão.
Uma força-tarefa foi criada identificar os corpos das vítimas encontrados pelas equipes de buscas. Conforme a Secretaria de Segurança Pública, os trabalhos são realizados por um perito oficial médico, peritos criminais, agentes de necrotomia e papiloscopista.
Operação de Resgate
A Marinha divulgou um vídeo mostrando como está sendo feita a operação para resgate das vítimas.
Veja quem são as vítimas
- Na terça-feira (24), o corpo de Lorranny Sidrone de Jesus, de 11 anos, foi encontrado no rio, segundo os bombeiros do Maranhão. Ela estava em um caminhão que transportava portas de MDF, com origem em Dom Eliseu, Pará.
- Por volta das 9h, também foi achado o corpo de Kecio Francisco Santos Lopes, de 42 anos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, ele era o motorista do caminhão de defensivos agrícolas.
- Ainda na terça-feira (24), por volta das 11h20, o corpo de Andreia Maria de Souza de 45 anos foi encontrado. Ela era motorista de um dos caminhões que carregavam ácido sulfúrico.
- No domingo (22), o corpo de Lorena Ribeiro Rodrigues de 25 anos foi localizado. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que ela é natural de Estreito (MA), mas morava em Aguiarnópolis (TO).
- Um homem de 36 anos foi encontrado com vida por moradores e levado ao hospital de Estreito.
- Na quarta-feira (25), foram localizados os corpos de Anisio Padilha Soares, de 43 anos, e de Silvana dos Santos Rocha Soares, de 53 anos.
- Na manhã de quinta-feira (26), mergulhadores localizaram dois corpos dentro de um veículo no fundo do rio. Um dos corpos é de Elisangela Santos das Chagas, de 50 anos, e foi resgatado na sexta-feira (27), após se desprender e aparecer na superfície no rio. O segundo corpo é de Ailson Gomes Carneiro, de 57 anos, e foi resgatado por mergulhadores na manhã de domingo (29).
- Rosimarina da Silva Carvalho, de 48 anos, teve o corpo foi localizado no final da tarde de quinta-feira (26) fora da área de mergulho, a aproximadamente 16 km do local do desabamento.
- Dois corpos foram encontrados dentro de um veículo voyage branco no fundo do rio no domingo (29). As vítimas foram retiradas na noite de terça-feira (31) e identificadas como Cássia de Sousa Tavares, de 34 anos, e a filha Cecília Tavares Rodrigues, de 3 anos. Elas são esposa e filha do homem que foi resgatado com vida.
- Durante as buscas de domingo (29), Beroaldo dos Santos, de 56 anos, foi localizado em uma cabine de um caminhão. A vítima foi retirada da água no fim da manhã de quarta-feira (1º).
- Na manhã de sexta-feira (3), um corpo foi encontrado no rio Tocantins, mas ainda não foi identificado.