O novo concurso Correios, com previsão de 3.468 vagas, será organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que venceu o processo de licitação da estatal. A informação foi divulgada pela própria estatal nesta quarta-feira (11).
O concurso dos Correios terá dois editais – um para nível médio (cargo Agente de Correios) e outro para nível superior (cargo Analista de Correios). Serão 3.468 vagas, sendo 3.099 para nível médio e 369 para nível superior.
O salário inicial para Agente de Correios é de R$ 2.429,26 e para Analista de Correios, de R$ 6.872,48.
A expectativa é que ambos os editais sejam publicados em setembro e que as contratações sejam iniciadas ainda neste ano.
Do total de vagas de cada edital, 20% são reservadas a candidatos negros e negras e 10% para pessoas com deficiência.
Realizar o concurso público é um dos compromissos assumidos pela atual gestão e resulta do esforço conjunto da empresa e das federações representativas de empregadas e empregados durante as negociações o Acordo Coletivo de Trabalho. Além disso, é uma medida de fortalecimento da estatal, que foi retirada da lista de privatizações pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu primeiro dia de governo.
Provas
- A prova para o cargo de Agente de Correios será objetiva, de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório.
- Já a prova para Analista de Correios, também de caráter eliminatório e classificatório, será objetiva, de conhecimentos gerais e específicos, e contará com prova discursiva, que consistirá em redação de texto dissertativo.
Mais detalhes sobre o concurso, incluindo as localidades de aplicação de prova, serão divulgados na publicação do edital, ainda no mês de setembro.
As 3.468 oportunidades contemplam todas as regiões do país, estando divididas da seguinte forma:
Nível médio
- Região Sudeste: 1.048 vagas;
- Região Sul: 696 vagas;
- Região Nordeste: 669 vagas;
- Região Centro-Oeste: 446 vagas; e
- Região Norte: 240 vagas.
Nível superior
- Região Centro-Oeste: 177 vagas;
- Região Nordeste: 62 vagas;
- Região Sudeste: 61 vagas;
- Região Norte: 41 vagas; e
- Região Sul: 28 vagas.