Portal AF Notícias

A cena não é de agora. Ela aparece há cerca de oito anos no mesmo lugar e na mesma época. É a imensa cratera que se forma todo ano na TO-222, perímetro urbano da Avenida Filadélfia, abaixo da sede do Detran de Araguaína (TO).

As pessoas que passam todos os dias pelo local já denominaram  a cratera de “o buraco de todo ano”, uma forma irônica de chamar  a cratera que surge toda vez que começa o período chuvoso. “Estamos só no começou das chuvas e tudo já desabou de novo. Isso é uma vergonha, é revoltante; alguém precisa ser responsabilizado por isso; todo ano é a mesma coisa, o buraco surge e eles vêm aqui e tapam, mas nas primeiras chuvas tudo volta a cair e ninguém é responsabilizado”, disse um músico, que faz caminhada  no local quase todos os dias.

Com apenas algumas chuvas, a imensa cratera já destruiu metade da pista. A rodovia é bastante movimentada por caminhões, veículos de passeios e motos, além de pessoas que utilizam o local  com frequência para caminhadas. “Dá medo passar por aqui, mas é o jeito a gente arriscar. Por que eles não consertam esse buraco de uma vez só, pois todo ano a gente tem que conviver com isso”, questiona a estudante Maria Clara.

No ano passado a pista ficou interditada por quase 10 meses. Na época, a Agetrans (Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins) disse que os serviços de reparação que estavam sendo feitos no local seriam definitivos, mas não foi isso o que aconteceu. O buraco apareceu de novo e com mais força.

Assoreamento

A Avenida Filadélfia é cortada pelo córrego Baixa Funda, que faz parte da bacia do Rio Lontra, um dos principais de Araguaína. Além do perigo  com o rompimento da pista,  é possível ver lixo jogado no córrego, o que pode contribuir para aumentar  o assoreamento no local. No ano passado, depois de  cerca de 10 meses interditada, a obra ainda levou 60 dias para ficar pronta.

A reportagem procurou a Agetrans para comentar o assunto, mas o órgão não respondeu ao e-mail enviado.