O projeto é de iniciativa da equipe da creche.
Foto: Divulgação

O pequeno Guilherme Henrique era só felicidade ao ver de longe a tia Zilma, professora do Centro de Educação Infantil (CEI) onde estuda. “Fiquei alegre ao ver a tia porque estou com muita saudade dela, dos meus coleguinhas da creche”, disse Guilherme de 4 anos. 

A atitude do garoto tem sido a mesma dos alunos do CEI São José Operário, no Bairro JK, ao receber a equipe da Biblioteca Móvel da unidade de ensino que está realizando a entrega delivery, na casa dos estudantes, das atividades remotas e livros que contribuirão com o estudo nesse período longe da sala de aula. 

A ideia surgiu como forma de permitir que as crianças matem um pouco da saudade dos professores e da equipe escolar. “Está sendo gratificante ver a reação deles e dos colaboradores também, emoção, felicidade e muita motivação nesse reencontro em meio a tanto tempo longe”, descreveu a diretora do CEI, Leia Mendes de Araújo. 

A Biblioteca Móvel é um projeto de iniciativa da equipe do CEI São José Operário e deve ser realizada a cada 15 dias para 91 alunos na faixa etária dos 4 a 5 anos, das turmas de 1º e 2º períodos. 

Cuidados essenciais 

Para evitar o contato direto com as crianças, a equipe que realiza a entrega usa todo equipamento recomendado para evitar a transmissão da covid-19 como máscaras, luvas, álcool e orienta os pais ou responsáveis que disponibilizem uma superfície como cadeira ou mesa, por exemplo, onde o material é colocado para desinfecção.

“Fazemos dessa forma para evitar o contato direto com quem vai nos receber. A intenção é mesmo que eles nos vejam, falem um pouco conosco e ali saímos renovados em pelo menos estar com eles, mesmo de longe”, concluiu a diretora.

A avó do Guilherme Henrique preparou um banquinho em frente ao portão e recebeu com amor o delivery das atividades. “Nossa, fiquei muito feliz em ver a equipe da creche do meu neto aqui em casa, além de facilitar pra gente a questão do acesso às atividades, deixou o Guilherme muito feliz”, contou dona Nauri Leal.

Ensino à distância

Desde o dia 17 de junho, a Prefeitura de Araguaína iniciou uma proposta de ensino remoto diante da suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da covid-19. O método utiliza atividades não-presenciais por meio do Portal do Aluno, que pode ser acessado no site da Prefeitura ou pelo aplicativo de celular.

Além da plataforma on-line, o material didático também pode ser retirado na escola a cada 15 dias. Neste sistema, os professores participam de todo o processo de aprendizagem realizado em casa, orientando os pais e responsáveis na aplicação das atividades e avaliarão as tarefas após o retorno das aulas presenciais com a revisão de cada conteúdo, caso seja necessário.