
Criminosos se passam por agentes de trânsito em conversa
Criminosos estão usando perfis falsos nas redes sociais para aplicar golpes oferecendo serviços do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran). Em comunicado à imprensa nesta, o órgão informou que os golpistas oferecem isenção de multas, retirada de pontos da carteira, liberação de veículos com 50% de descontos, venda de carros e de CNHs.
Perfis falsos no aplicativo Whatsapp, com nomes e fotografias de terceiros retiradas das redes sociais ou portais na internet, são utilizados para tentar se associar ao Detran-TO e enganar o cidadão.
Conteúdo da mensagem
O criminoso inicia o diálogo explicando que tais serviços já estão prontos e o valor cobrado já está na conta. Contudo, o golpista faz-se de inocente, como se a conversa estivesse ocorrendo com a pessoa errada e assim inicia um diálogo com a vítima e transmite a mensagem desejada.
Investigação
O Serviço de Inteligência do Detran tem investigado o caso. A informação é que para o delito são utilizados chips de operadoras de telefonias com o código do Tocantins (63), porém, os criminosos são de outros estados ou estão localizados em penitenciárias.
O Detran-TO está trabalhando em parceria com a Polícia do Tocantins e a Delegacia de Crimes Cibernéticos para solucionar o crime o mais breve possível.
Denuncie
Se você receber mensagens com teor semelhante aos listados acima, entre em contato conosco através do 3218-3018 e denuncie.
O capitão Geraldo Magela, gerente de fiscalização e segurança do Detran, alertou que a prática é um crime e quem cai nele também pode ser penalizado financeiramente, perdendo o valor pago. "É preciso desconfiar quando há alguém oferecendo facilidades. O cidadão tem que ficar esperto e se entrar nisso estará sendo enganado e pode estar cometendo o crime também. Se for um servidor público, ele poderá responder por corrupção ativa", alertou.