Notícias

Cultivo de horta em casa vem ganhando espaço em tempos de distanciamento social

Atualmente, por causa da pandemia da covid-19, a atividade pode ser estratégia para viver melhor o isolamento social

Cuidar de plantas e flores em algum espaço ao ar livre é uma atividade acessível e barata.
Foto: Marcos Sandes

Desde que a pandemia da covid-19 faz parte da rotina da população, é comum ver pessoas buscando estratégias para fugir da monotonia e das consequências, principalmente, na mente e no corpo, do distanciamento social. Uma atividade que vem ganhando espaço nesse contexto é o cultivo de horta em casa.

Cuidar de plantas e flores em algum espaço ao ar livre é uma atividade acessível e barata, capaz de trazer benefícios diretos e indiretos à saúde. Além de estimular a criatividade e a memória visual, a jardinagem melhora a atividade motora e tem um efeito ao mesmo tempo motivador e relaxante.

“Essa prática vem ganhando espaço dentro das atividades que contribuem para tratamentos terapêuticos. Estudos vêm mostrando a eficácia desse método, principalmente em idosos, pessoas depressivas, ansiosas e agora com a pandemia, é uma boa opção de ocupar o tempo de forma saudável”, explicou a psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Wilbiane Trindade. 

Benefícios 

A psicóloga destacou ainda outros benefícios da hortoterapia. Entre os principais estão a redução do estresse, a melhora da concentração, o estímulo da memória, a capacidade de atenção e o aumento das habilidades motoras.

“Com uma horta em casa, toda a família pode se reunir para realizar os cuidados necessários, promovendo dessa forma a interação familiar e o trabalho em equipe, afinal é uma atividade que pode ser realizada por qualquer pessoa”, lembrou a psicóloga.

A profissional orientou também quanto à escolha dos horários adequados para o manuseio com as plantas, aproveitando sempre os melhores momentos do sol, o que contribui para a absorção de vitamina D que tem efeito positivo no humor e na sensação de bem-estar da pessoa.

Como cultivar uma horta

Para começar uma horta, é necessário escolher uma pequena área do quintal de casa que receba luz do sol pelo menos um período do dia. Para quem mora em apartamento, existem várias espécies que podem ser plantadas em vasos. Entre as opções para os dois casos estão a rúcula, manjericão, tomate cereja, alecrim, hortelã, cebolinha, pimentão, salsa, coentro e alface.

“A escolha do que plantar na sua horta depende do espaço que se tem em casa, porque elas precisam disso para se desenvolverem melhor, além de facilitar o manuseio adequado. Outro ponto muito importante são os cuidados, é preciso ter o compromisso em manter a terra sempre adubada e irrigada”, explicou o analista da secretaria municipal do Meio Ambiente, Edilmo Azevedo.

Nossos canais

Site: www.araguaina.to.gov.br

Fan Page: www.facebook.com/NossaAraguaina

Twitter: www.twitter.com/NossaAraguaina

You Tube: http://goo.gl/T6yXOQ