Política

De volta à Câmara, Tiago Dimas prepara nova edição da seleção pública de emendas parlamentares

Iniciativa pioneira no Tocantins contempla entidades sem fins lucrativos com bons projetos e sem acesso a recursos públicos

Tiago Dimas (Podemos-TO) prepara a terceira edição da Seleção Pública de Projetos a Serem Contemplados com Emendas Parlamentares.
Foto: Divulgação/Gabinete

Agora no começo do seu segundo mandato de deputado federal, Tiago Dimas (Podemos-TO) prepara a terceira edição da Seleção Pública de Projetos a Serem Contemplados com Emendas Parlamentares.

No primeiro mandato (entre 2019 e 2022), o deputado organizou duas seleções de projetos de entidades privadas (ou organizações não-governamentais) sem fins-lucrativos para serem contemplados com emendas parlamentares de até R$ 250 mil. Ao todo, foram 19 iniciativas que, juntas, receberam mais de R$ 3,5 milhões.

“Nosso Estado possui muitas instituições com projetos bons que não têm acesso aos recursos. Nós promovemos essa seleção para ajudar iniciativas que contribuam com a sociedade. Os critérios exclusivos foram a relevância do projeto e a quantidade de pessoas beneficiadas”, salientou o parlamentar.

Para a terceira edição, ainda não há valores totais definidos e nem quantidade de projetos a serem contemplados, pois a legislação ainda está sendo estudada tendo em vista as mudanças de critérios que ocorreram nos últimos anos. “Nós estamos estudando como vamos fazer.

Os valores não podem ser muito altos até para dar margem para escolha de mais projetos. De toda forma, já tenho pensado em fazer um edital bem democrático como das outras vezes, com critérios mínimos de participação”, relatou o deputado, ao destacar que a ideia é anunciar o edital até o final de setembro.

Nas duas edições, os projetos selecionados passaram desde casa de apoio à saúde pública, lares de assistência social, iniciativas em prol do esporte, até ações de desenvolvimento de tecnologia para jovens. “Conseguimos contemplar muita coisa boa, conheci projetos fantásticos de apoio à sociedade que até hoje contribuem para o bem-estar da população”, pontuou o deputado.