Política

De volta ao governo, Wanderley destaca gratidão, lealdade dos deputados e apoio de Gaguim, Dorinha e Gomes

Retorno ocorre após liminar do STF; Wanderlei exalta apoio político e diz manter confiança no julgamento final.

Governador Wanderlei Barbosa discursando durante o mutirão, destacando ações e atendendo a população presente.
Foto: Gazeta do Cerrado

O retorno de Wanderlei Barbosa (Republicanos) ao cargo de governador foi marcado por uma multidão que lotou o Ginásio Ayrton Senna, em Palmas, na noite desta sexta-feira (5). Em clima de festa, Wanderlei destacou gratidão, companheirismo e lealdade dos aliados, incluindo deputados estaduais que o apoiaram durante os 93 dias em que esteve afastado do Governo.

Gratidão

No primeiro discurso após reassumir o cargo, Wanderlei abriu sua fala agradecendo pelo apoio recebido durante o período afastado.

“Meus amigos, só tenho uma palavra para hoje: gratidão a Deus, a todos vocês e ao Tocantins. Vou falar da importância de quando você constrói amigos”, afirmou o governador ao se dirigir à plateia.

Lealdade dos deputados

Wanderlei ressaltou a lealdade dos deputados estaduais, com destaque para o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres (Republicanos), que, segundo o governador, resistiu às pressões e não deu andamento aos cinco pedidos de impeachment protocolados contra ele na Casa de Leis.

O governador também citou nominalmente os deputados que não assinaram os pedidos de impeachment e o incentivaram a manter a esperança durante a batalha judicial.

“Eu quero agradecer muito a Deus por me dar amigos. Como foi o presidente Amélio Cayres, como foram os deputados Nilton Franco, Claudia Lelis, Eduardo Fortes, Yvori de Lira, Vilmar do Detran. Quero agradecer também por Wanda Monteiro, Jair Farias, Cleiton Cardoso, Moisemar Marinho, Jannad Valcari, Marcos Marcelo. Foram companheiros que me animaram todos os dias”, declarou, destacando a lealdade dos parlamentares.

Amigo que emprestou o carro

Em tom de gratidão, Wanderlei relatou que, nos momentos mais difíceis, contou com o apoio do deputado federal Carlos Gaguim, a quem fez questão de agradecer publicamente.

“Quero aqui agradecer a você, deputado e amigo, Carlos Gaguim. (...) Ele me deu o carro para eu andar pra lá e pra cá”, disse o governador, lembrando que esteve em Brasília todas as semanas durante o afastamento.

Wanderlei também agradeceu a senadora Dorinha Seabra e aos deputados federais Filipe Martins e Ricardo Ayres, que, segundo ele, ofereceram suporte ao longo do processo.

Gratidão ao amigo que deu forças todos os dias

O governador reservou para o final um agradecimento especial ao senador Eduardo Gomes, que, segundo ele, esteve presente diariamente com mensagens de incentivo.

“Ele me ligava todo dia, me ligava logo cedo. Falava: governador, vai dar certo. É por esta razão que deixei por último pra falar pra vocês do senador Eduardo Gomes. Meu amigo, meu irmão”, declarou.

Afastamento e retorno

Wanderlei Barbosa foi afastado do cargo no dia 3 de setembro e retornou ao Governo três meses e dois dias depois, por determinação do ministro do STF Nunes Marques, que concedeu liminar nesta sexta-feira (5). A decisão ainda será analisada pela 2ª Turma do STF, mas o governador já reassumiu suas funções e mantém a confiança em um desfecho favorável.

“Ainda temos uma luta na segunda turma. E nós respeitamos tanto a Justiça, mas esperamos confiantes, com fé em Deus, que possa dar certo. Para o nosso Estado voltar a sorrir. Para que as nossas professoras, as nossas merendeiras, os nossos comerciantes não fiquem tristes, igual ficaram esses três meses”, afirmou o governador durante o discurso de retorno.

 

 Foto: Gazeta do Cerrado

 

Governador Wanderlei Barbosa ao lado do senador Eduardo Gomes e da senadora Dorinha.