Fernando Almeida

A decoração de Natal em Araguaína neste ano não faz jus ao nome de capital Econômica do Estado. Mas sim à simplicidade da manjedoura em que, segundo a Bíblia, Cristo Nasceu.  Tudo será feito de última hora, e apesar da ajuda do Governo do Estado e oito parceiros, o investimento será de apenas 32 mil reais.  Esse valor é 6 vezes menor que o investido em Gurupi (R$ 200 mil), e 93 vezes menor que o investido na capital Palmas (R$ 3 millhões).

Centro comercial

Segundo a prefeitura de Araguaína, os enfeites começaram a ser colocados nessa terça, 02. E toda a decoração fica pronta na próxima semana, faltando 15 dias para o Natal.  No centro comercial da cidade serão colocados 50 enfeites com iluminação de led, com temas religiosos e símbolos do Natal. O investimento é da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) e no valor de 7 mil reais.

De acordo a Secretaria de Cultura, serão instalados também quatro portais de led nos pontos de entrada e saída ao longo da Avenida Cônego João Lima. Ainda estão previstas a montagem de estruturas no início da Cônego próximo à Marginal Neblina, na esquina da Câmara de Municipal e também na Praça das Bandeiras. O Cristo Redentor também será revitalizado com pintura e restauração, em clima natalino.

Vila Noel

Também será montado a tradicional Vila Noel, na Praça São Luis D. Orione. Segundo a prefeitura, no local será construída a casa temática do Papai Noel. E a programação contará com apresentações da orquestra de violões e corais.   Também está previsto para o dia 19, a apresentação do coral do ‘Programa Mais Educação,’ com 500 vozes.

Comparação com outras cidades

Para custear a decoração de Araguaína (160 habitanes), foi necessário um esforço conjunto entre oitos parceiros, entre eles o Governo do Estado, para arrecadar 25 mil reais.  Como a Aciara já investiu 7 mil, a soma dos valores chega a 32 mil. O valor é bem menor que outras cidades do Estado. A Capital Palmas (200 mil habitantes) investiu 3 milhões na decoração e a cidade de Gurupi (80 mil habitantes) a quantia de 200 mil.

Parceiros

Os parceiros que doaram os 25 mil são: Governo do Tocantins, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins (Sebrae-TO) Sebrae, Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE-TO), Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedect-TO), Federação de Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet) e Sistema Fecomércio.