Edmundo Galdino, 63 anos.
Foto: Divulgação

O deputado constituinte Edmundo Galdino, de 62 anos, faleceu na tarde desta quinta-feira, 22 de abril, em Araguaína, vítima de parada cardíaca. Ele estava internado no Hospital Dom Orione em Araguaína há dez dias devido a problemas renais.

Devido à pandemia, o velório será restrito a família.  O horário do cortejo fúnebre foi alterado para às 9h da manhã desta sexta-feira (23), com saída da Funerária Araguapax, rumo ao Cemitério São Lázaro em Araguaína, onde o corpo será sepultado. 

Pioneiro na política tocantinense, Edmundo Galdino foi vereador em Araguaína, Deputado Estadual, Deputado Federal constituinte e depois reeleito. 

Atuou na frente da reorganização do movimento estudantil secundarista em Goiânia, 1979-1981, entre tantos outros movimentos que fortaleceram a criação do Tocantins. 
Em nota, o deputado estadual Olyntho Neto (PSDB) lamentou a morte de Edmundo e destacou que ele “deixa para nós Tocantinenses um legado de luta.”

Neste momento de tristeza, regamos ao nosso pai celestial que  conforte os familiares e amigos.”

O deputado estadual Jorge Frederico (MDB) também divulgou nota de pesar pela morte de Galdino. “Aguerrido defensor de Araguaína e do Tocantins, além de deputado federal, ocupou diversos cargos importantes dentro do governo estadual, como o de presidente da ATS.”

Aos amigos e familiares desejo força neste momento, e peço a Deus que leve conforto aos seus corações.”

Em nota, o prefeito Wagner Rodrigues relembrou que Edmundo nasceu na cidade de Filadélfia e mudou-se para Araguaína aos 2 anos de idade.  E qie é Irmão do ex-vereador de Araguaína Xeroso Galdino. "Ele deixa um grande legado para a história tanto de Araguaína quanto de todo o Tocantins. Nossos sentimentos neste momento de dor e que Deus possa confortar e dar forças a todos os familiares e amigos."

Sobre Edmundo

Edmundo Galdino foi presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), vereador de Araguaína, deputado estadual pelo então estado de Goiás e após a criação do Estado do Tocantins, duas vezes eleito deputado federal, ficando conhecido pela luta em prol dos direitos dos agricultores, chegando a ser baleado por pistoleiros durante uma manifestação pelos agricultores sem-terra.

Nota de pesar do Governador

Com pesar, recebi a notícia do falecimento do ex-deputado Edmundo Galdino, nesta quinta-feira, 22.

Edmundo Galdino construiu uma sólida carreira política, sendo vereador em Araguaína, deputado estadual por Goiás e federal pelo Tocantins, sempre lutando pelo fortalecimento do Estado e melhores condições de vida dos tocantinenses.

Neste momento de tristeza, rogamos ao nosso eterno e bondoso Deus que console os corações enlutados de seus familiares, amigos e de todos os cidadãos araguainenses que, sem dúvida, sentem a partida de Edmundo Galdino. A todos, os meus sentimentos.

Mauro Carlesse

Governador do Estado do Tocantins

Nota do vice-prefeito de Araguaína 

Recebi com tristeza a noticia do falecimento do ex-vereador de Araguaína e ex-deputado Edmundo Galdino, muito conhecido na região.

De boa fala, eloquente no discurso, Galdino foi atuante por onde passou. Após a criação do Estado do Tocantins se elegeu deputado. Deixou seu legado, fez sua parte.

Rogamos a Deus para que traga a paz aos corações dos familiares e amigos neste momento de imensa dor.

Marcus Marcelo

Vice-prefeito de Araguaína