De acordo com a previsão do tempo, as regiões Centro e Sul do Tocantins serão as mais atingidas pelos temporais
Foto: Divulgação O mês de fevereiro vai começar com clima instável e chuvas intensas no Tocantins. A partir deste fim de semana, estado deve enfrentar fortes chuvas, acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h, especialmente nas regiões Centro e Sul. Diante desse cenário, a Energisa alerta para os riscos de acidentes elétricos e orienta a população a tomar cuidados especiais.
De acordo com a previsão do tempo, as regiões Centro e Sul do Tocantins serão as mais atingidas pelos temporais, com maior incidência de raios e chuvas intensas, principalmente à tarde e à noite. A instabilidade climática deve se intensificar no início da próxima semana, com possibilidade de chuvas moderadas em todo o estado.
“Estamos monitorando de perto a situação e adotando todas as medidas necessárias para garantir a segurança da população e a continuidade do serviço de energia elétrica. Em caso de interrupção no fornecimento, é importante que os clientes nos informem por meio dos canais digitais e não tentem, de modo algum, manusear cabos ou equipamentos da rede de energia”, explica o coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa, Tony Franco.
Riscos para a rede elétrica:
As fortes chuvas e os ventos podem causar diversos problemas na rede elétrica, como:
-
Queda de árvores e galhos sobre os fios;
-
Danos em postes e transformadores;
-
Curto-circuito;
-
Aumento no risco de incêndios.
Recomendações para a população:
-
Mantenha distância da rede elétrica: Evite se aproximar de postes, fios e equipamentos elétricos, especialmente durante tempestades.
-
Não utilize equipamentos elétricos durante a chuva: Desligue todos os equipamentos eletrônicos e evite utilizar o celular durante tempestades.
-
Verifique a instalação elétrica: Certifique-se de que a instalação elétrica de sua casa está em boas condições e que não há fios desencapados ou tomadas com mau contato.
-
Em caso de queda de fios, não toque e comunique imediatamente a concessionária.
-
Mantenha árvores podadas: Árvores próximas à rede elétrica podem causar curtos-circuitos em caso de queda de galhos.
-
Proteja seus equipamentos eletrônicos: Utilize protetores de surto para proteger seus equipamentos de danos causados por raios.