Homem foi encontrado na madrugada desta terça-feira (23), no rio Araguaia
Foto: Divulgação Bombeiros

Tiago Vieira da Silva, de 34 anos, morreu afogado no Rio Araguaia em Araguatins na madrugada de domingo, 21. Além da dor de perder um ente querido, a família foi desamparada pelo poder público e se viu obrigada a fazer uma vaquinha fazer translado do corpo.  O prefeito Cláudio Santana assegurou que a prefeiturou doou o caixão. 

O homem se afogou após um show na praia durante a madrugada do domingo (21) e o corpo foi localizado somente na manhã de terça-feira (23) pelo Corpo de Bombeiros. Como não existe IML no Bico do Papagaio, o corpo precisou ser levado para Araguaína, a quase 300 km. 

Sem apoio

Entretanto, a família carente não teve como pagar cerca de R$ 1 mil cobrados pela funerária para transladar o corpo de Araguaína para Araguatins. Tampouco teve condições de comprar o caixão para enterrar o ente querido. 
Diante disso, a família começou a peregrinação na cidade de Araguatins pedindo ajuda na prefeitura, secretarias e aos vereadores. Mas, segundo relatos, todas não conseguiu ajuda para o translado. 

Revolta

A situação de desespero da família causou revolta de participantes de um grupo no Whats App denominado Líder do Bico na noite da terça-feira, 23. O jornalista e advogado Arnaldo Filho criticou a ineficiência da gestão do prefeito de Araguatins Cláudio Santana, por “desemparar a família pobre na hora da morte”. E também o Governo de Mauro Carlesse pela falta de uma unidade do IML no Bico do Papagaio.  

“A situação é vergonhosa. (...) É um momento de maior dificuldade que uma família passa. E passar por um tremendo descaso, que para um município e para um governo, isso não representa nada. Mas para uma família enlutada, que precisa fazer uma vaquinha para comprar um caixão, isso é uma tremenda vergonha para uma gestão. Fica aqui meu repúdio a uma gestão ineficiente, vergonhosa,  que desampara o pobre na hora da morte”.  Protestou Arnaldo Filho.

Vaquinha

Com as portas fechadas, a única saída da família foi fazer uma vaquinha entre amigos e parentes para assim pagar a funerária pelo translado do corpo.  

Liberação do corpo

O IML de Araguaína informou que o corpo de Tiago Vieira da Silva foi liberado já no início da madrugada desta quarta-feira, 24, por volta de 1h10. Ao chegar em Araguatins o corpo, segundo relatos da família, foi sepultado imediatamente, sem direito a velório, devido ao avançado estado de decomposição.

Outro lado

Procurado,  o Governo do Tocantins ainda não se manifestaram. Já o prefeito de Araguatins Cláudio Santana entrou em contato com a redação do AN e disse que estava em viagem, mas  a prefeitura doou o caixão. “Desde o primeiro momento foi autorizado o caixão. (...) Não negamos ajudar as pessoas. (...)Em momento nenhum a prefeitura recusou doar o caixão.  (...) A  prefeitura está disposta a ressarcir o dinheiro do translado." Explicou o gestor.