
A Prefeitura de Araguaína anunciou a programação do Desfile Cívico da Independência do Brasil com data especial neste ano. O evento será realizado excepcionalmente no sábado, dia 6 de setembro, na Via Lago, um dos principais pontos turísticos da cidade, a partir das 17 horas.
De acordo com a organização do evento, a decisão pela alteração da data neste ano levou em conta o feriado estadual de 8 de setembro, na segunda-feira, e a participação dos pais que trabalham no comércio.
“Nós fizemos uma consulta à comunidade escolar e muitos pontuaram a dificuldade de participar na sexta-feira e no sábado pela manhã por causa dos compromissos de trabalho. Além disso, muitas famílias pretendem viajar no fim de semana por conta do feriado. Para garantir a participação de todos e a realização de um bonito evento, transferimos o desfile para o sábado à tarde”, explica o subsecretário de Educação do Município, Railon Borges.
O desfile contará com 15 pelotões, totalizando mais de 1 mil participantes, incluindo os estudantes de 37 escolas da Rede Municipal de Educação, e outras instituições, como UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), ONG’s (Organizações Não Governamentais), Guarda Municipal, Motociclistas, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, entre outros participantes.
Ler é Libertar
O tema escolhido pela Secretaria Municipal de Educação neste ano é “Ler é Libertar: A independência começa com a leitura”, destacando a importância dos livros como caminho para a liberdade, autonomia e o pensamento crítico, mostrando que a verdadeira independência começa quando o indivíduo tem acesso ao conhecimento e à educação de qualidade.
“A importância da leitura na formação das nossas crianças é um tema de grande relevância para toda a comunidade. É por meio do conhecimento que nós damos os primeiros passos para a nossa independência intelectual, na busca de nossos direitos e pela formação do cidadão. Por isso, nada mais justo que trazer este tema para nosso tradicional desfile da independência”, destaca Railon.
Para garantir a segurança dos participantes e do público que irá até a Via Lago prestigiar o desfile neste sábado, foi organizado um esquema de segurança e fluxo de trânsito no local com o trabalho conjunto da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito), por meio dos Agentes de Trânsito, a Guarda Municipal, e Polícia Militar.
A partir das 14h30 do sábado, nove ruas serão interditadas, incluindo a interdição parcial da Via Lago, com fechamento da pista que segue sentido à Avenida Filadélfia, onde os pelotões irão desfilar. Para que o fluxo de veículos seja garantido, as rotas alternativas passam pelos setores Santa Mônica e Nova Araguaína.
Confira abaixo todas as ruas que serão interditadas:
- Av. Via Lago (pista que segue em direção à Av. Filadélfia)
- Rua Alto do Lago, esquina com rua Clima do Lago
- -Rua Beira Lago, esquina com rua Clima do Lago
- -Rua Van Braun, esquina com rua Rui Barbosa
- Rua Mooca, esquina com rua Rui Barbosa
- Rua Araguarí, esquina com rua Rui Barbosa
- Rua Saborá, esquina com rua Parati
- Rua Mariana, esquina com rua Parati
- Av. Beira Lago, esquina com rua Parati
A pista da Via Lago que segue em direção ao Lago Center Shopping estará com o fluxo liberado, mas a ASTT pede atenção, cautela e paciência aos motoristas. “Por causa da movimentação natural da Via Lago no horário e os espectadores do desfile, o fluxo de pessoas será grande e teremos agentes de trânsito auxiliando nas lombofaixas e outros pontos. Mas a contribuição dos condutores é fundamental para a boa organização do trânsito”, destacou o superintendente da ASTT, Eduardo Barbosa.
Quem segue da região do Lago Center Shopping, Setor Nova Araguaína, Parque do Lago e Lago Sul para o centro, o desvio deve ser feito à direita pela Rua Binária, a primeira rua logo após a ponte do Lago Azul.
Outra opção é acessar a região ou retornar para o centro por meio do novo acesso no Jardim Mansões do Lago, que faz ligação com a Avenida Astolfo Leão Borges, no Setor Nova Araguaína, ligando à BR.153.