Trecho da BR-226, em Palmeiras do Tocantins, está com o trânsito liberado através de um desvio construído no próprio local.
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal informou, no início da noite desta segunda-feira (28), que está liberado o trânsito no desvio construído às margens da BR-226 na altura do km 26, em Palmeiras do Tocantins. 

A rodovia estava interditada desde a madrugada do dia 16 de março, quando, após fortes chuvas, houve um desmoronamento causado pela enxurrada e rompeu a pista. Uma grande cratera se abriu e causou dois acidentes, um deles provocou a morte do motorista araguainense Igo Pereira de Oliveira, de 30 anos. Outro motorista conseguiu escapar. 

Segundo a PRF, o trecho está sendo liberado com restrições e a recomendação é para que os motoristas sigam com cautela, tendo em vista que o local é de tráfego provisório.

O desvio lateral tem cerca de 300 metros de extensão. A informação é de que apenas um veículo poderá passar por vez e a travessia será controlada no sistema pare e siga.

Dessa forma, o trânsito pode ser realizado sem a necessidade de desvio por Darcinópolis/TO (para quem vem do sul) ou Augustinópolis/TO (para quem vem do norte). O trajeto por essas cidades aumentava em cerca de 200 km.  

As obras de recuperação do trecho continuam por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), mas não há data de conclusão.