Na manhã dessa segunda-feira, 14, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), através da Gerência de Fiscalização e Segurança, formou a 5ª turma do curso de Formação de Agentes de Trânsito, em Araguatins. Ao todo, 31 formandos receberam das mãos do vice-presidente do órgão, coronel Luiz Carlos de Oliveira Peixoto, os certificados de conclusão da capacitação.
A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores de Araguatins, e contou com a presença do secretário municipal de Administração, Josenildo Marques Amado; do presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Gomes; diretor Regional de Ensino, Paulon Miranda Labre Rodrigues, além do comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar, major Valdeone Dias da Silva, e do comandante da Companhia do Corpo de Bombeiros, capitão Antônio Luiz Soares da Silva.
Os novos agentes vão atuar em todo o estado, compondo o pólo de fiscalização de Araguatins, além de reforçarem os pólos de Guaraí e Araguaína. Com essa capacitação, o Tocantins conta com 147 agentes de trânsito, devidamente, instruídos, como determina a legislação.
Os agentes de trânsito são responsáveis pela fiscalização das empresas credenciadas junto ao Detran-TO, como os Centros de Formação de Condutores (CFCs), Despachantes e Clínicas Médicas e Psicológicas. Também é atribuição dos agentes, o desenvolvimento e execução de operações de fiscalização de trânsito em geral.
O gerente de Fiscalização e Segurança, capitão Geraldo Magela, ressalta a importância do curso. “A Gerência de Fiscalização e Segurança está cada vez mais empenhada em capacitar agentes para exercerem esta atividade conforme a legislação. O conhecimento técnico adquirido nas aulas vão contribuir com o objetivo maior do Detran, que é reduzir o cenário violento do trânsito, garantindo segurança para a sociedade”, afirmou o gerente.
Curso
O curso aconteceu entre os dias 29 de fevereiro e 13 de março. A carga horária foi de 151 horas/aula, divididas em quatro módulos de atividades teóricas e práticas.
No módulo I, os alunos estudaram Relacionamento Interpessoal, Psicologia Aplicada ao Trânsito, O Agente da Autoridade de Trânsito, Educação para o Trânsito, Legislação de Trânsito e Gestão de Trânsito. No módulo II, foram abordadas as disciplinas de Legislação Especial de Transporte, Noções Básicas de Engenharia de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros e Defesa Pessoal. Já no módulo III foram aplicados conhecimentos sobre Operação de Trânsito, Fiscalização de Trânsito e Fiscalização de Credenciados. A formação foi encerrada com o módulo IV que é a parte de estágio supervisionado, onde os alunos tiveram aulas práticas de direção e defesa pessoal, feitas na rua.