Educação no trânsito com as crianças de São Félix do Tocantins.
Foto: Henrique Lopes

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (DETRAN/TO) está participando durante essa semana do evento que acontece no munícipio de São Félix do Tocantins e região do Jalapão. A participação do DETRAN/TO tem o objetivo de auxiliar na segurança viária de todos aqueles que acompanham o Rally Baja Jalapão e de conscientizar a população presente sobre práticas corretas no trânsito, para tornar o ambiente mais seguro.

Iniciadas nesta quarta-feira, 16, as atividades realizadas pelo DETRAN/TO contaram com a presença de adultos e crianças, que puderam ter a experiência de transitar na minicidade montada e auxiliada pelos fiscais e educação para o trânsito. Além disso, todos puderam assistir ao teatro de fantoches, o que trouxe alegria e informação para os pequenos. A animação de Ana Beatriz, 08 anos, ao participar das ações foi grande. “Gostei demais, de tudo: de dirigir, da aula que deram aqui na feira. Aprendi muita coisa nova hoje”.

A resposta positiva ao trabalho realizado não veio somente das crianças, mas de toda comunidade. Segundo Domingos, professor da rede municipal de São Félix do Tocantins, a realização dessas campanhas é necessária para a formação de crianças e adultos mais conscientes no trânsito. “Precisamos de eventos desse porte na cidade, não somente agora, mas continuamente. Essas ações trazem conhecimento para nossos cidadãos e ajudam a melhorar o trânsito da nossa cidade. Por isso, parabenizamos toda a equipe do DETRAN que está presente aqui, fazendo esse trabalho tão importante de educação no trânsito na nossa cidade e, principalmente, para nossas crianças”. 

Matorama Silva, Gerente de Fiscalização e Segurança do DETRAN/TO, explica a importância de realizar as ações de educação para o transito, “Estamos contribuindo com a parte social do Rally, o Detran trouxe à comunidade de São Félix ações de educação para o trânsito”. 

Está sendo realizado também palestras com o tema "álcool e direção" para jovens e adultos, no intuito de conscientizar sobre os perigos que isso traz a toda população. O Detran juntamente com as demais forças de segurança propicia aos participantes e ao público em geral um ambiente seguro para que os envolvidos possam desfrutar da melhor forma possível  do Rally. 

Todas as atividades realizadas pelo Governo do Tocantins, por meio do DETRAN/TO e demais Órgãos estaduais e municipais presentes no evento, obedecem as devidas medidas de segurança sanitária recomendadas pelas autoridades de saúde, em conformidade com as necessárias no momento atual.

De acordo com o presidente do DETRAN/TO, Cláudio Alex Vieira, esse cuidado com a população e servidores envolvidos é essencial, principalmente nesse período difícil pelo qual estamos passamos. “Atualmente, nossas ações junto à população, estão focadas em conscientizar e evoluir na segurança viária, sem nos esquecermos de cumprir os protocolos de segurança e saúde”.

Dos Rallys 

O Sertões Séries Baja Jalapão segue até sábado, 19. Já a prova referente ao Baja Jalapão 500 Milhas, o mesmo será realizado na segunda-feira dia, 21.

Equipe de agentes de trânsito presentes na 29ª edição do Rally dos Sertões.