Notícias

Detran-TO realiza reunião para alinhamento e fortalecimento das ações do Maio Amarelo no estado

Representantes de diversos órgãos estiveram presentes para apresentar o planejamento de trabalho que será desenvolvido durante a campanha

No encontro aconteceu no auditório do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), em Palmas.
Foto: Félix Carneiro/Ascom Detran-TO

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) realizou na manhã desta quarta-feira, 3, uma reunião com todos os órgãos de segurança do trânsito do Tocantins e demais pastas ligadas ao trânsito no estado para debater e alinhar os trabalhos de fiscalização e educação que integrarão as ações do Movimento Maio Amarelo deste ano.

No encontro, que aconteceu no auditório do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), o Detran/TO apresentou o plano das ações do órgão executivo de trânsito durante o Maio Amarelo, com a missão, as iniciativas, os objetivos gerais e específicos, as cidades contempladas pelos trabalhos e demais mecanismo e ferramentas para a realização do movimento.

Pauta da reunião 

Durante a reunião, os representantes dos órgãos presentes também abordaram as ações que cada pasta tem planejado para a campanha e como irão atuar durante o movimento dentro das atribuições institucionais. Os órgãos discutiram também as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento e planejamento das ações do Maio Amarelo visando aperfeiçoar os trabalhos que farão parte do movimento e fortalecer as mensagens de conscientização. 

Comunicação e estatística

Foi ainda colocado em pauta o aprimoramento das formas de registros dos dados estatísticos de sinistros de trânsito por cada órgão a fim de monitorar o número de ocorrências e as atividades de comunicação que as pastas irão fazer com o propósito de não apenas ampliar as mensagens de educação, como também torná-las mais eficazes, construindo um trânsito mais pacífico e ordeiro com condutores cada vez mais responsáveis. 

Órgão presentes 

Participaram da reunião a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO); Secretaria de Estado da Educação (Seduc/TO), Polícia Militar do Tocantins (PMTO), Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura do Tocantins (Ageto), Sest Senat e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

Maio Amarelo 

A campanha Maio Amarelo é uma ação internacional que tem a finalidade de alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Como forma de conscientização de todas as pessoas envolvidas no trânsito, também estiveram presentes na solenidade profissionais liberais, servidores públicos, estudantes e outros integrantes da sociedade.  

Em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a década de ações para segurança no trânsito, assim, o mês de maio se tornou referência mundial na divulgação e avaliação dos resultados. 

O envolvimento dos órgãos e da sociedade civil na campanha Maio Amarelo é fundamental para a construção de uma cultura de segurança no trânsito e para a promoção da vida. A iniciativa é uma oportunidade para a população refletir sobre a importância da prevenção de acidentes de trânsito e reforçar o compromisso de todos com um trânsito mais seguro.