
O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) recebeu moção aplauso pelo êxito das ações da campanha Maio Amarelo 2023, direcionada à conscientização e redução do número de acidentes. A proposição, encaminhada pelo deputado estadual Wiston Gomes, foi aprovada em Sessão Ordinária, na terça-feira, 1º de agosto.
A iniciativa, conforme o requerimento nº 952/2023, tem a intenção de reconhecer o empenho do Detran/TO em realizar uma extensa programação de atividades educativas e culturais direcionadas à conscientização de condutores e pedestres, de que todos são responsáveis por um trânsito mais seguro e humanizado.
A campanha deste ano, com o slogan “No trânsito, escolha a vida” envolveu órgãos públicos, empresas e entidades. O Detran/TO, um dos principais parceiros do movimento, desenvolve ao longo de maio, um conjunto de ações, que contaram com palestras, blitzes educativas, distribuição de material informativo, caminhadas e passeio ciclístico. Uma campanha educativa também foi realizada por meio dos canais de informação do órgão, como o site e redes sociais.
Ao todo foram realizadas 163 palestras, 47 blitzes, 33 apresentações teatrais, entre outras atividades. As ações aconteceram em 67 municípios, contando com público de mais de 34 mil expectadores. Estima-se, incluído a campanha publicitária, que a mensagem do Maio Amarelo por um trânsito mais seguro, tenha chegado a 80% da população do nosso Estado.
Segundo o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, a campanha tem a finalidade de chamar a atenção da sociedade para um problema extremamente importante, que muitas vezes passa desapercebido, mas que precisa ser combatido com educação, melhoria na infraestrutura, ações de fiscalização e leis mais rigorosas. “Porém a adoção de medidas que possam reduzir a quantidade de acidentes e vítimas devem prosseguir ao longo ano, porque é necessário diminuir essa realidade tão difícil, que impacta tanto condutores e familiares, vítimas de tragédias que poderiam ser evitadas”, disse.
O movimento Maio Amarelo é uma ação internacional que tem a finalidade de alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a década de ações para segurança no trânsito, assim, o mês de maio se tornou referência mundial na divulgação e avaliação dos resultados.