Notícias

Dez veículos caíram no Rio com desabamento da ponte de Estreito e 14 pessoas estão desparecidas

As informações foram atualizadas pela PRF às 23h55 da noite de domingo.

Veículos conseguiram parar sobre a ponte e não caíram no Rio Tocantins
Foto: Reprodução

O trágico desabamento da ponte JK, que liga Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA),  deixou ao menos uma pessoa morta, outra ferida e 14 desaparecidas. O colápso da estrutura foi registrado por volta das 14h50 da tarde deste domingo, 22.  Além disso, 10 veículos caíram dentro do Rio Tocantins e submergiam nas águas.  As informações foram atualizadas pela PRF na manhã desta segunda-feira.

O desabamento da ponte JK tirou a de uma mulher de 25 anos, identificada como Lorena Ribeiro Rodrigues, moradora de Aguiarnópolis. Já um homem de 36 anos foi encontrado com vida e conduzido por populares ao hospital de Estreito (MA). 

"Até o momento, foi identificado que pelo menos 10 veículos caíram no rio: quatro caminhões, três automóveis e três motocicletas. Equipes de resgate retiraram duas pessoas das águas: um homem de 36 anos, com ferimentos, e uma mulher de 25 anos, sem vida. Pelo menos outras 14 pessoas permanecem desaparecidas, e as buscas seguem em andamento." No local, o Rio tem ao menos 30 metros de profundidade. 

Em nota, a prefeitura de Estreito alertou que um caminhão-tanque com ácido sulfúrico (produto altamente toxico) também submergiu nas águas. “Solicitamos a todos os moradores e à comunidade ribeirinha que evitem qualquer contato com a água do rio, pois há grande risco á saúde por intoxicação e queimaduras.”

Video gravado por moradores mostram o momento em que a ponte desaba e caio sobre o Rio Tocantins. Inclusive, o vereador de Aguiarnópolis, Elias Junior (Republicanos), gravava video para mostrar a precariedade da estrutura da ponte e cobrar providencias das autoridades. No exato momento em que ele mostrava rachaduras na cabeceira da ponte a estrutura cedeu e ele saiu correndo.

Ponte cedeu e caiu no Rio Tocantins

Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local para fazer o resgate das vítimas e a PRF divulgou as rotas alternativas para que motoristas possam deixar o Tocantins. A ponte, construída em concreto armado, foi inaugurada em 1960, tinha 533 metros de extensão e fica localizada na rodovia BR-226, que liga Belém a Brasília.

Rotas alternativas

Sentido Belém/Brasília via Imperatriz/MA

Pela BR-010, sentido Belém/Brasília, em Imperatriz/MA, entrar à direita no km 249,6, na rotatória; atravessar a Ponte Dom Affonso Felippe Gregory; continuar pela TO-126 até Sítio Novo do Tocantins/TO; seguir para Axixá do Tocantins/TO pela TO-201; continuar pela TO-134 para São Bento do Tocantins/TO, Luzinópolis/TO e, então, Darcinópolis/TO; acessar a BR-226 e seguir em direção a Brasília/DF.

Sentido Brasília/Belém via Darcinópolis/TO

Em Darcinópolis/TO, seguir pela TO-134 em direção a Luzinópolis e São Bento do Tocantins; seguir em direção a Axixá do Tocantins, continuando pela TO-134; seguir pela TO-201 até Sítio Novo do Tocantins; continuar para Imperatriz/MA pela TO-126; atravessar a Ponte Dom Affonso Felippe Gregory; acessar a BR-010 e seguir em direção a Belém/PA.

Alternativa para quem segue de Balsas/MA a Brasília/DF

De Balsas/MA, seguir para Carolina/MA; realizar a travessia do Rio Tocantins na balsa para Filadélfia/TO; seguir pela TO-222 até Araguaína/TO; acessar a BR-153 e seguir em direção a Brasília/DF.

Alternativa para quem segue de Brasília/DF a Balsas/MA

Em Araguaína/TO, seguir pela TO-222 até Filadélfia/TO; realizar a travessia do Rio Tocantins na balsa para Carolina/MA; seguir pela BR-230 para Balsas/MA.

A PRF segue monitorando a situação e manterá os usuários informados sobre atualizações.