Notícias

Dia D do Setembro Amarelo oferece atendimentos médicos e psicológicos em Araguaína

Ação de encerramento da campanha levou informação, atendimentos gratuitos e incentivo para que a população fale sobre saúde mental e busque ajuda

Ação do Dia D do Setembro Amarelo reuniu a população em um grande movimento de valorização da vida, reforçando que pedir ajuda é um ato de coragem
Foto: Thiago Santos / Secom Araguaína

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde e em parceria com instituições de ensino e entidades locais, realizou na última sexta-feira, 26 de setembro, o Dia D do Setembro Amarelo. A ação, que marcou o encerramento da campanha, aconteceu no estacionamento do Lago Center Shopping e reuniu centenas de pessoas em busca de atendimento médico, acolhimento psicológico e atividades voltadas ao cuidado com a saúde mental e física.

O objetivo do Dia D foi aproximar os serviços da população, mostrando que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo. Foram ofertados atendimentos médicos, consultas com psiquiatras, vacinação, aferição de pressão e glicemia, além de atividades como zumba para incentivar a prática de exercícios.

Voz da juventude acadêmica

Para Jayciane Cunha, estudante de Medicina da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), participar do evento foi um aprendizado que extrapola a sala de aula. “Essa experiência é fundamental tanto para minha vida acadêmica quanto para minha futura atuação profissional. É aqui, em contato direto com a comunidade, que aprendemos a ouvir, acolher e entender como a saúde mental deve ser tratada de forma humanizada. Estar presente nesse movimento reforça em mim a responsabilidade de, como futura médica, contribuir para um cuidado mais próximo e empático”, afirmou.

Saúde mais próxima da população

Durante a ação, a superintendente da Escola de Saúde Pública de Araguaína (Espa), Dênia Rodrigues Chagas, destacou que a mobilização reforça o compromisso da gestão com um atendimento humanizado e próximo da população.

“É importante hoje falarmos sobre a valorização da vida. O tema da campanha é: ‘Falar é um ato de coragem’. Estamos aqui para mostrar que a Secretaria está ao lado da população, oferecendo acolhimento e serviços especializados. Valorizar a vida depende de cada um de nós e estamos aqui para lembrar que viver vale a pena”, afirmou.

Onde buscar apoio

O Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) está localizado na Rua Gonçalves Dias, nº 40, Setor Manoel Gomes da Cunha. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3027-4746.

Os CAPS funcionam em portas abertas, sem necessidade de encaminhamento, com profissionais capacitados para atender quem busca ajuda.