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Diante da ocupação de 80%, governo anuncia 46 novos leitos de UTI covid no Tocantins

Segundo o Secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, o Tocantins vive a pior semana da pandemia com alto número de internações.

Novos leitos de UTI serão instalados no HGG (20), no HGP (16) e na rede privada de Palmas (10).
Foto: André Araújo/Gov. TO

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, conduziu na manhã desta quinta-feira, 4, a reunião do Comitê de Crise de Combate e Prevenção à Covid-19, que teve o objetivo de discutir alternativas para ampliar a proteção da população tocantinense. A reunião ocorreu de maneira remota obedecendo os protocolos em saúde com distanciamento social.


Pior semana

O secretário de Estado da Saúde (SES), Edgar Tollini, falou sobre a imunização e a distribuição das doses aos municípios e novas aquisições. De acordo com o secretário, o Tocantins vive a pior semana da pandemia no que diz respeito às internações no Estado e que a curva da Covid-19 está em crescimento. 

Ocupação de 80% nas UTIs


Dados do último Boletim Epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, 4, pela SES, apontam que o Tocantins tem 11.793 casos ativos, sendo que 430 encontram-se hospitalizados, 252 em leitos clínicos e 178 em leitos de UTI. “Mais de 80% das internações são de moradores de Palmas”, informa o secretário Edgar Tollini.

Novos leitos de Covid

Ainda conforme o secretário, o Estado vai abrir mais 50 leitos Covid-19 nas cidades de Paraíso do Tocantins, Gurupi e Araguaína. E nesta sexta-feira, 5, deve anunciar mais 10 leitos de UTI Covid nas redes privadas e mais 16 leitos de UTI Covid, dentro do Hospital Geral de Palmas (HGP). Nos próximos dias, deve anunciar mais 20 leitos de UTI Covid no Hospital Geral de Gurupi (HGG).
Imunização

Quanto à imunização, de acordo com o titular da SES, o Tocantins recebeu até o momento 125.600 doses de vacinas, sendo 110.600 da CoronaVac e 15.000 da AstraZeneca.  E o Estado tem previsão de receber mais dois milhões de doses. 

Campanha mais dura

Já o secretário de Estado da Comunicação, Élcio Mendes, destacou a mudança de estratégia na realização de campanhas educativas.
 “Nós entendemos que aquela campanha apenas educativa deixou de ser eficiente, então tivemos que ser um pouco mais duros na mensagem, precisamos ser um pouco mais incisivos, inclusive com imagens de cenas reais. Mostrar a imagem de uma pessoa intubada na UTI, na televisão, é um desafio grande, mas nós conseguimos fazer e estamos com ela no ar e o objetivo é impactar”, ponderou.