Com a proximidade da Black Friday, é preciso tomar cuidado para não cair em golpes cibernéticos.
Foto: Pixabay

Tradição norte-americana que cresce a cada ano no Brasil, a Black Friday sempre traz grandes oportunidades de compras. Muitas pessoas esperam pelo dia no final de novembro para adquirir eletrônicos, eletrodomésticos ou outros produtos com desconto.

A expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico é de que o faturamento das lojas online seja 77% maior em 2020 do que foi em 2019. A pandemia do coronavírus é um dos principais motivos, já que a preferência por fazer compras sem sair de casa é ainda maior.

Porém, sempre é preciso tomar cuidado para não cair em golpes cibernéticos. Eles também crescem em frequência, e recentemente tivemos casos relatados pela polícia de Tocantins.

Para que você faça suas compras com segurança e não corra riscos de cair em golpes durante a Black Friday, é preciso tomar algumas medidas de segurança.

1. Compre apenas em lojas de confiança

Ao escolher uma loja para comprar online, dê preferência para as que já são conhecidas e têm uma larga história tanto com suas versões presenciais, quanto na Internet.

Também é importante verificar o CNPJ da loja e procurar por avaliações. Sites como o Reclame Aqui ajudam muito a entender se os consumidores estão satisfeitos com a empresa escolhida.

Não deixe de verificar se o ambiente de compra e venda é seguro, o que pode ser notado pelo certificado de segurança (que pode ser conferido clicando no cadeado ao lado da URL no navegador) e por endereços que começam com “https”.

2. Cuidado com onde faz as compras

Você deve fazer suas compras, se possível, em dispositivos particulares, como celulares e computadores de uso pessoal. Assim, não corre risco de ter suas informações vazadas.

Caso precise usar um dispositivo compartilhado, preste atenção para usar abas anônimas, não salvar histórico ou senhas e se não existe ninguém olhando enquanto faz as operações. Câmera escondida para pegar números de cartões colocados em computadores públicos é um golpe antigo.

Mesmo em seu dispositivo pessoal, há cuidados a serem tomados. De acordo com o site especializado Mago da Tecnologia, não só o uso do antivírus é indispensável, como também é preciso evitar a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

3. Atenção no pagamento e na confirmação da compra

A exibição do certificado de segurança da página é ainda mais indispensável no momento da confirmação do pagamento. É quando você irá inserir dados como os números do seu cartão de crédito, que precisam estar absolutamente protegidos.

Não insira o número de seu cartão em uma página sem certificado de segurança em hipótese alguma.

Por fim, verifique se o e-mail com a confirmação da compra traz todas as informações corretas em relação ao que você viu inicialmente na página: Itens comprados, quantidades, preços, tempo de entrega, endereço de entrega, nome da loja e forma de pagamento.

A Black Friday é uma ótima oportunidade para economizar em suas compras sem sair de casa. Ao seguir essas dicas de segurança, você consegue aproveitá-la ao máximo sem correr riscos de cair em nenhum temido golpe virtual!