Notícias

Dimas autoriza compra de mil kits de teste rápido de Coronavírus; resultado sai em 20 minutos

Segundo o fabricante, o resultado possui confiabilidade de 99,3%. O produto chegou recentemente ao Brasil.

Apesar de os kits serem fabricados na China, já estão no Brasil.
Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (13) Araguaína registou o primeiro caso suspeito do coronavírus (COVID-19) . Uma semana já se passou, mas ainda não há confirmação ou descarte da suspeita. O resultado do teste não saiu e a mulher de 38 anos continua em isolamento domiciliar. E neste período, subiu para três as suspeitas, que por sua vez aguardam resultados dos exames.

Para resolver este problema da longa espera pelo resultado, o prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) autorizou a compra de 1 mil kits de testes rápidos do Covid-19.

Destes, 200 serão comprados de imediato e 800 serão adquiridos conforme a necessidade e em lotes de 200. Com isso, o prazo para a confirmação ou descarte de um caso cai de sete dias para apenas 20 minutos.

A informação foi confirmada pelo prefeito Ronaldo Dimas ao AN na noite desta quinta-feira, 19. Ele destacou que o diagnóstico rápido (positivo ou negativo) permite que as autoridade de saúde tomem as medidas certas e necessárias para conter o avanço do vírus.

São importantes [os kits] pois o resultado sai em menos de uma hora, possibilitando o isolamento imediato e o acompanhamento pela equipe de saúde do infectado até a contra prova que pode demorar até uma semana. Este isolamento é crucial para a não proliferação do vírus. Frisou Dimas ao AN.

O Med Test Coronavírus é fabricado na China, país onde surgiu o vírus, mas que já conseguiu “zerar” a transmissão entre pessoas. Para agilizar o processo, a compra será feita pelo Instituto de Saúde e Cidade, responsável pela gerenciamento das unidades de saúde municipal em Araguaína.

Segundo Dimas, os kits apesar de fabricados na China pela Hangzhou Biotest Biotech Co LTDA já estão no Brasil, pois são vendidos por uma distribuidora Medlevensohn aqui. E isso agiliza para que eles cheguem a cidade de Araguaína.

O fabricante do kit garante que o resultado do teste, que é feito a partir de amostra de sangue, fica pronto no prazo de 10 minutos, com a interpretação dos dados em até 20 minutos.

O exame disponibilizado pela Medlevensohn possui confiabilidade de 99,3%, ou seja, de cada 100 casos testados, 99,3 apontarão um resultado correto.  O produto chegou recentemente ao Brasil e na oportunidade Anna Luiza Szuster Seara diretora de Relações Internacionais da Medlevensohn explicou detalhes do teste.

O teste rápido para coronavírus é realizado de forma muito simples. Colhemos uma gota de sangue, via pequena perfuração na ponta do dedo, espalhada depois em uma tira. A visualização do resultado é clara, informando em cerca de dez minutos se o diagnóstico é negativo ou positivo.

Medidas de contenção do Coronavírus

Dimas garantiu que está tomando todas as medidas necessárias para conter o Coronavírus.  Entre as medidas adotadas em Araguaína, estão a suspensão das aulas nas escolas do município e a proibição de eventos com mais de 100 pessoas.

Ontem o prefeito determinou ainda o fechamento do Parque Cimba, proibição de venda de consumo de bebidas alcoólicas nos bares e restaurantes.