Hospital de Campanha instalado no Setor Jardim das Flores.
Foto: Divulgação

Foi entregue na manhã desta segunda-feira (12) a primeira etapa do Hospital de Campanha de Araguaína para atendimento exclusivo de pacientes com a covid-19.  A unidade fica localizada na Rua das Hortências, no Jardim das Flores, e custou R$ 9, 2 milhões, com recursos federal e estadual.

Após o fim da pandemia, a estrutura será cedida para o Hospital Municipal Eduardo Medrado (HMEM). “Como já informado, após o fim da pandemia, estaremos com as UTIs e o Centro Cirúrgico, além de toda a Área Técnica e de Serviços, da sede própria do HMEM prontos.” Explicou o prefeito Ronaldo Dimas (Podemos).

Segundo a prefeitura, o Hospital de Campanha atenderá os 700 mil moradores do Norte do Estado do Tocantins. E tem 1.782,89 m² de área construída e está estruturado para receber 60 leitos, sendo 20 de UTI-covid e 40 clínicos.

O prefeito Dimas frisou que a pandemia “está deixando um legado que a amplia e qualifica a capacidade de atendimento de nossa Rede de Saúde de Araguaína, a qual atende milhares de cidadãos do Tocantins, Pará e Maranhão.

Porém, ressaltou que ceifou a vida de 217 araguainenses e milhares de brasileiros, até o momento. “Sinto a dor e a tristeza de cada uma destas famílias, rogando a Deus que lhes dê força e conforto.” Solidarizou Dimas.

O prefeito Ronaldo Dimas agradeceu a participação do governador Mauro Carlesse que “se empenhou pessoalmente para que a parceria nesta importante realização se concretizasse.” O Governo do Estado liberou R$ 3 milhões para a unidade, após uma visita in-loco em 3 de setembro.

Novo normal

Dimas informou ainda que, sendo esta a última etapa de nossas ações para o combate à COVID-19, a partir de amanhã teremos o retorno ao “novo normal” com a volta de todas as atividades (com restrições), inclusive com o retorno das aulas na rede pública municipal já programadas.

Mudanças no atendimento

Dimas ainda explicou que, após a entrega do Hospital de Campanha, a prefeitura iniciará agora a gradativa transição dos serviços e a desativação de todas as outras unidades de atendimento COVID-19 em Araguaína:

- o Hospital Municipal de Campanha dará lugar à Unidade de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento de Câncer em parceria com o Hospital de Amor;

- a UPA Anatólio retomará suas atividades normais, passando o HMEM a ser a porta de entrada;

- o Hospital Regional de Araguaína, é nossa intenção, volte a atender as doenças “normais” já que o que era eletivo está se tornando urgência, porém com um acréscimo de 17 leitos de UTI;

- o Hospital Dom Orione, quando desativar sua ala COVID, terá também acréscimo de 19 leitos de UTI;

- o Instituto Sinai, transformando-se em outra unidade de saúde particular, com 10 leitos de UTI; e

- o Hospital Municipal de Araguaína, como única referência estadual pediátrica, não será desativado, permanecendo ativo até o fim da pandemia, porém com ganho de 6 leitos de UTI pediátrica.