Prefeito Ronaldo Dimas em visita ? UPA Corona
Foto: Marcos Sandes

Diante do aumento de casos de coronavírus e das primeiras cinco mortes, o prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) assegurou que a prioridade absoluta é o aumento de leitos exclusivos para covid-19 em Araguaína. Também descartou flexibilizar medidas para abertura do comércio e projetou que o pico de contágio deve acontecer nos próximos 15 dias.

Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, nesta sexta-feira (15), Araguaína chegou a 496 casos confirmados de Covid-19 e seis mortes de residentes na cidade em decorrência da doença.

Projeção dos 4,9 mil casos

Atualmente, a média de confirmações diárias é de 40 casos e no ponto mais alto da curva de infecção a estimativa é que esse número chegue até 100 por dia.Outro cálculo da gestão Dimas é a estimativa de que para cada caso confirmado há outros 10 sem diagnóstico, devido aos assintomáticos. Neste sentido, a projeção considerada “realista” é que a cidade já tem próximo de cinco mil infectados pelo coronavírus.  

Dos prováveis 4.900 infectados, 20% (980) tem algum sintoma. Destes que tem sintoma, 5% precisam de atendimento hospitalar. Hoje seriam aproximadamente 59 araguainenses. Atualmente, temos aproximadamente 20 hospitalizados.

Pico com 100 casos diário

Diante da projeção de aumento de casos, Dimas explicou que a preocupação é que o sistema de saúde entre em colapso. Pois além das pessoas da cidade, Araguaína recebe pacientes de cidades vizinhas, do Pará e do Maranhão. Nesta perspectiva, para Dimas o ideal seria ter 110 leitos, sendo 55 clínicos e os outros 55, de UTI.

Necessidade de 110 leitos

No momento Araguaína conta com 53 leitos destinados para pacientes com Covid-19. São 16 de UTI no HRA; 16 UTI no HDO, sendo 10 do SUS e 6 particulares e outros 10 leitos clínicos no HDT. A UPA-Araguaína Sul- conta com 7, sendo dois de UTI e cinco de suporte avançado. No HMA são 4 leitos, sendo 2 clínicos e 2 de UTI pediátrica.

Ele frisou que a gestão tem se empenhado e auxiliado o governo do Estado na tarefa de ampliar a quantidade de leitos na cidade. E que, além dessa medida, a prefeitura adotou uso de medicamentos como a hidrocloroquina em pacientes com sintomas leves e moderados em Araguaína.  

Essa é a prioridade absoluta neste momento, em conjunto com a profilaxia iniciada baseada nas experiências internacionais visando a redução das internações ou, quando estas ocorrerem, reduzindo o tempo de permanência e a mortalidade, o que tem ocorrido onde foi adotada. Declarou Dimas

 Lockdown

Questionado se planejava decretar lockdown, Dimas respondeu. —Isso está ligado à capacidade da rede hospitalar estadual. O governo do Estado é quem tem o controle disso. Se colapsar a rede, acho que o governador deve tomar medidas mais duras, mas não somente em relação à uma cidade. Isso deve ocorrer, se ocorrer, regional ou estadualmente. Finalizou.  O Governo de Mauro Carlesse já anunciou na noite desta sexta (15) que vai decretar a medida em Araguaína e região do Bico. 

Explicação para número de casos 

Para Dimas, o grande número de casos em Araguaína se dá pelo número de testes feitos nos casos suspeitos. Segundo ele, a cidade testa mais que Imperatriz (MA), Marabá (TO), Palmas (TO) e os municípios do Bico do Papagaio. Por isso, tem o diagnóstico mais próximo da realidade, pois isso só seria possível com o teste em massa.