Dimas pretende comprar 180 mil doses da vacina
Foto: Dado Ruvic/Illustration/Reuters

Ronaldo Dimas (Podemos) pretende encerrar os oitos anos de gestão com chave de ouro e para isso prepara a inauguração de 20 obras nos últimos dias de mandato.  Além disso, o gestor autorizou a compra de vacina contra a covid-19 para imunizar a população.

Mas, a vacinação não acontecerá na gestão Dimas e a missão fica para a estreia de mandato do sucessor Wagner Rodrigues (SD). O custo para comprar as 180 mil doses é estimado em R$ 10 milhões e o imunizante escolhido será o da farmacêutica Pfizer/BioNTech.

Em entrevista à TV Anhanguera, o gestor disse que a gestão já iniciou contato com o fabricante e acredita que no prazo de 30 dias conlui o processo de compra.  Isto é, logo no início da gestão de Wagner Rodrigues, se o prazo for cumprido à risca.

Hoje nós já iniciamos os contatos com a Pfizer. A Secretaria de Saúde do Município está com o processo licitatório aberto para podermos fazer a negociação. Pela rapidez com que foi o processo na Inglaterra, eu acredito que a gente tenha condições de no máximo 30 dias [fazer a compra da vacinha]. Tudo dando certo, eu acredito que este prazo é um prazo bastante razoável."  Garantiu Dimas à emissora.

A vacina da Pfizer teve 95% de eficácia contra a covid-19 na última fase de estudos, não provocou efeitos colaterais graves nos voluntários. O imunizante precisa ser armazenado em condição especial de temperatura, a -70º C. 

Todavia, ainda não teve o uso aprovado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunizante será usado de forma emergencial no Reino Unido a partir da próxima semana.

Obs: A matéria citou, com base da entrevista, que em 30 dias começava a vacinação.  Contudo, o prefeito explicou posteriormente que houve um equívoco ao mencionar o prazo, pois em 30 dias o processo de compra deve ser finalizado .  A informação foi corrigida.