O documentário será lançado às 19 horas, no dia 10, no Cinesesc Palmas - Centro de Atividades do SESC, como parte da programação da Semana por Memória, Verdade e Justiça no Tocantins. O documentário, que tem 28 minutos, é um produto do projeto Memória, Verdade e Justiça no Tocantins, realizado em parceria com a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, produzido pela SuperOito Produções Audiovisuais, com direção de André Araújo e Roberto Giovannetti.
O filme retrata o trabalho da equipe do projeto, que atuou ao longo deste ano em busca de documentos e relatos que esclareçam casos de violações dos direitos humanos no Tocantins durante o período da Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985). A equipe visitou os municípios de Xambioá, Tocantinópolis, Araguaína, Pedro Afonso, Guaraí, Paraíso do Tocantins, Dianópolis, Natividade e Porto Nacional.
Com uma linguagem que mistura relatos e animação, o audiovisual traz informações sobre fatos ocorridos no Tocantins, principalmente sobre os integrantes do Movimento de Libertação Popular (Molipo): Boanerges de Souza Massa, que ficou preso em Porto Nacional; Ruy Berbert, preso em Natividade; Jeová Assis Gomes, assassinado em Guaraí; e Arno Preis, morto em Paraíso do Tocantins.
O projeto Memória, Verdade e Justiça no Tocantins é uma realização do Centro de Direitos Humanos de Palmas (CDHP), com apoio do Ministério da Justiça – Comissão de Anistia, através do edital Marcas da Memória.
Produtora
A SuperOito Produções Audiovisuais é a primeira produtora tocantinense criada e voltada ao cinema. Entre os seus trabalhos está o primeiro longa metragem comercial do Tocantins, Palmas, eu gosto de tu!, lançado no último dia 27. A SuperOito já conseguiu destaque em festivais de cinema, como o Festival de Cinema e Vídeo de Palmas (Chico), sendo reconhecida com premiações e menções honrosas.